Dividendos ou valorização: qual é melhor?

Investir em renda variável requer a estruturação de uma estratégia de investimentos. 

Para isso você deve avaliar alguns pontos, como o tempo de investimento, o seu objetivo e tolerância ao risco. 

Após essa percepção as pessoas geralmente escolhem seus ativos pensando em duas estratégias: recebimento de dividendos e valorização de preços.

Cada estratégia possui suas peculiaridades e requer um tipo diferente de análise do investimento que vai ser realizado.

Para te ajudar a decidir o que é melhor focar em dividendos ou valorização o Yubb vai levantar os pontos principais de cada método e explicar como escolher sua estratégia.

Como funciona a estratégia focada em dividendos

O investimento focado em dividendos é realizado principalmente por pessoas que buscam a formação de uma renda passiva que é quando o seu dinheiro “trabalha” para você a partir de um investimento. 

Os dividendos são parte do lucro das empresas e fundos imobiliários que são distribuídos aos acionistas como forma de participação no desempenho num período. 

Quanto melhor o desempenho e o caixa da empresa, maiores são as probabilidades da empresa realizar essa distribuição.

A estratégia de renda passiva pode ser usada para aumentar o patrimônio a partir do “reinvestimento” do valor recebido em dividendo. Com o tempo e aportes constantes o valor recebido em dividendos pode possibilitar a compra de novos ativos e criar o famoso “efeito bola de neve” no seu dinheiro.

Quem já possui um montante considerável pode utilizar essa estratégia ainda para fazer uso da sua renda passiva, ou seja, gastar o que seu investimento gera, é um segundo salário ou até mesmo renda principal dependendo de quanto você tiver investido.

Os dividendos são distribuídos em períodos a critério da empresa e avaliar uma empresa boa pagadora de dividendos requer atenção, principalmente em indicadores como o dividend yield.

Estratégia focada em valorização

A estratégia focada na valorização dos preços dos ativos é mais utilizada com ações e ETFs. Nessa estratégia se busca principalmente o aumento de patrimônio, então se esse é seu foco você está no caminho certo. 

O mercado precifica os ativos de acordo com vários fatores, alguns externos são imprevisíveis, outros, internos como o desempenho do ativo podem ser analisados de forma a buscar entender quais são os ativos com potencial de valorização.

Quem está no início de sua vida de investimentos tende a preferir essa estratégia como forma de multiplicar seu capital tendo em vista que é possível buscar ações que tenham um potencial maior de valorização.

Essa tende porém a ser uma estratégia um pouco mais arriscada pois o desempenho passado não significa um desempenho futuro. Realizar a escolha das ações que podem valorizar e multiplicar seu capital é uma tarefa que possui mão dupla, uma análise mal feita pode te levar a perder parte do seu dinheiro investido.

Claro que o contrário também pode ocorrer, uma única valorização expressiva pode multiplicar seu capital em algumas vezes. Caso isso ocorra pode inclusive te aproximar mais de patrimônio suficiente para viver de renda, dependendo do quanto você tiver investido.

“O que é melhor então? Dividendo ou valorização?”

A resposta é simples: os dois! Uma estratégia não anula a outra, todavia você deve levar em consideração o seu momento enquanto investidor para aplicá-la da melhor forma.

Quem já possui montantes consideráveis ou terá frequência de aportes num prazo maior pode focar mais em ativos pagadores de dividendos, reinvestir o que foi recebido e após contar com a renda passiva gerada por esse investimento.

Já quem está em busca de multiplicar seu capital, e quer acelerar esse processo deve estudar bem ativos que possuam potencial de valorização, realizar um bom controle de risco e aguardar que o mercado precifique bem seus investimentos.

Em horizontes de longo prazo você pode inclusive diversificar colocando parte do investimento na estratégia que corresponder melhor ao seu momento como investidor.

O importante aqui é entender bem as duas estratégias e se posicionar segundo seus objetivos.

Conte com os conteúdos do Yubb para se preparar e formular bem sua estratégia. Você pode inclusive usar nosso buscador para achar bons investimentos!

Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo