O que são dividendos e como o lucro de grandes empresas pode virar seu também

Existem diferentes formas de lucrar com investimentos em renda variável, uma das estratégias mais conhecidas é através do recebimento de dividendos. Mas, o que são os dividendos? Como eles podem gerar renda passiva e/ou aumento de patrimônio?

O Yubb vai explicar tudo para você não ficar de fora dessa oportunidade de ter um valor “pingando” na sua conta! Já imaginou como seria receber parte dos lucros das grandes empresas que estão trabalhando para você?

Esse artigo vai te ajudar a entender:

  • O que são os dividendos?
  • Quando recebemos dividendos?
  • Indicadores importantes
  • Estratégia de renda passiva
  • Tributação

O que são dividendos?

Os dividendos são partes do lucro das empresas que são distribuídos aos acionistas, ou seja, é sua parte no lucro da empresa em que você é sócio. Esse lucro é pago em proporção a quantidade de ações de cada investidor.

Apesar de serem obrigadas por lei a distribuir dividendos, nem todas empresas o fazem, pois como algumas estão em crescimento tendem a reverter os lucros em investimentos para que possam gerar retornos futuros aos acionistas. Isso não significa, porém, que uma empresa boa pagadora de dividendos parou de crescer ou que uma empresa em crescimento não possa distribuir proventos, apenas que a prioridade de aplicação do lucro pode ser diferente.

Fique atento a isso ao formar sua carteira dentro dessa estratégia!

Quando recebemos os dividendos?

O pagamento de dividendos ocorre após a apuração de resultados em que parte do lucro é distribuído aos acionistas em um percentual já definido no estatuto social de cada empresa. Essa distribuição de lucro tem por objetivo recompensar os acionistas e incentivar os investidores.

O pagamento pode ser feito mensalmente, trimestralmente, semestralmente ou anualmente. Conhecer o calendário de pagamentos das empresas é essencial, mas já vamos falar mais disso.

Você precisa saber que não basta só comprar a ação e esperar o próximo pagamento, existe uma data especial chamada de “Data Ex”. Essa é a data limite para a compra da ação com direito aos dividendos, ou seja, para receber os proventos relativos ao período você deve ter comprado a ação antes dessa data.

As empresas divulgam as Datas Ex e de pagamento dos proventos após a aprovação do pagamento pelo conselho administrativo, então fique atento pois cada empresa divulga seu próprio calendário.

Principais indicadores das “Vacas Leiteiras”

Existem empresas que já se comprovaram boas pagadoras de dividendos, geralmente já estão consolidadas no mercado e possuem boas margens, elas são conhecidas como “vacas leiteiras” devido a geração constante de proventos.

Ao escolher uma ação para investir com esse foco deve – se procurar empresas com baixo endividamento e caixa elevado recorrente.

Conhecer a empresa é essencial na hora de investir, um dos indicadores que devem ser estudados é o dividend yield que sinaliza a capacidade da empresa de pagar bons dividendos. É interessante também acompanhar a razão do lucro revertido em distribuição de proventos pois, o lucro de um período pode ser em razão de fato atípico e não se repetir no futuro.

Estratégia de renda passiva

A busca de renda passiva por meio de dividendos visa alcançar uma quantidade de ações que pague dividendos para gerar renda para o investidor, essa renda pode ser consumida ou reinvestida. Ao reinvestir os dividendos na compra de novas ações, o investidor cria um efeito de “bola de neve” em que o patrimônio aumenta na medida em que é reaplicado o valor que foi recebido.

Essa é uma meta de muitos investidores para o longo prazo, já que a constância de aportes somada ao reinvestimento dos dividendos recebidos gera um acumulo considerável de patrimônio.

Por último, mas não menos importante, o Leão...

Imposto de renda nos dividendos

Já sabemos que você deve estar se perguntando “Se tudo é lucro, onde é vem o imposto?”. A boa notícia é que os dividendos são isentos de tributação do imposto de renda, pois como fazem parte do lucro das empresas já sofreram tributação anteriormente.

Diversificação

Para uma estratégia de dividendos ser completa, é importante também criar uma carteira diversificada para receber proventos em diferentes datas e não ficar totalmente dependente dos lucros de uma única ou de poucas empresas.

Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo