Bonificação de ações: o que é e como funciona?

Quem investe no mercado financeiro deve se atentar a conhecer todos os eventos que impactam seus rendimentos, ainda mais quando isso ocorre de forma positiva!

Ao apresentar bons resultados as empresas costumam recompensar seus acionistas, isso pode ocorrer de diferentes formas com o que chamamos de proventos.

Um dos tipos de proventos é a chamada bonificação, que ao contrário de dividendos e juros sobre capital próprio ocorre com bem mais raridade. De todo jeito você que é acionista precisa entender de bonificações.

Esse artigo vai te explicar:

  • O que é a bonificação?
  • Como funciona a bonificação?
  • Impacto da bonificação nos seus investimentos

O que é bonificação?

Bonificação é um tipo de provento por meio do qual as empresas remuneram o acionista através de novas ações, essas ações são distribuídas em proporção a quantidade que o investidor já possui na empresa.

Como funciona a bonificação?

A bonificação não é um provento que costuma ser pago periodicamente, ao contrário ela depende de um evento no caixa da empresa para ocorrer, vamos entender:

As empresas ainda que invistam ou distribuam parte do seu resultado, costumam guardar parte dos seus ganhos na chamada reserva de lucros.

Em certos momentos a empresa busca incorporar essa reserva de forma a aumentar o capital, isso ocorre através da emissão de novas ações a quem já investe na empresa, distribuindo as ações de forma gratuita, assim ocorre a bonificação.

Para o cálculo da bonificação a empresa divulga o valor percentual que será distribuído, sendo assim o investidor receberá em bonificação o percentual multiplicado pela quantidade de ações que possui.

Como esse cálculo pode resultar em frações de ações para um investidor (por exemplo, você não poderia receber 87,6 ações, e sim a parte inteira) as frações que sobram são leiloadas e o investidor recebe a parte fracionária em dinheiro diretamente na conta da sua corretora.

Para ter direito a bonificação é necessário que o investidor tenha adquirido suas ações antes da data ex.

Impacto da bonificação nos seus investimentos

Com o aumento de capital e consequente emissão de novas ações o preço de cotação da empresa no curto prazo tende a diminuir, todavia cabe ressaltar que não há alteração no patrimônio da empresa e sendo assim o valor de mercado também não sofre real alteração.

Por aumentar a quantidade de ações disponíveis e a variação de preço no curto prazo a bonificação pode gerar um aumento na liquidez, o que pode ser considerado bom para o investidor.

A bonificação é tida como um sinal de bons resultados para a empresa, isso porque para que ela ocorra os resultados passados da empresa devem ter sidos positivos ao ponto do acúmulo de reservas propiciar a incorporação de capital.

Isso significa que a empresa vem crescendo e que o seu financeiro está sendo bem administrado. Pois somente com uma situação financeira positiva a empresa poderia deixar de reinvestir esses valores em outros projetos.

Outro efeito interessante da bonificação está no recebimento de dividendos, pois a partir do momento em que você possui mais ações em um preço menor seu rendimento em dividendos ao longo do tempo tende a ser maior.


E a bonificação é só alegrias para o investidor! Gostou da informação? Acompanhe nossos conteúdos nas redes sociais e aqui na nossa plataforma que contém tudo de investimentos para você!


Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo