Data ex: qual é a importância para os dividendos?

No mercado financeiro assim como na nossa vida estamos rodeados de datas e prazos que influenciam nosso ganho ou perda de dinheiro. 

Investir com foco no recebimento de dividendos é uma estratégia que já se provou no tempo com o enriquecimento de diversos investidores, e mesmo que seu foco seja somente o ganho de renda passiva, os dividendos são um caminho importante para alcançar seus objetivos.

Existe uma data que pode impactar o recebimento dos dividendos, essa é a data ex, o investidor precisa estar atento para não perder o prazo de investir e poder fazer jus aos seus proventos. 

Saiba tudo neste artigo!

  • O que é data ex?
  • Como funciona a data ex?
  • Exemplo prático

O que é a data ex?

Data ex é o dia em que cessa o direito de receber dividendos ao comprador de uma ação, sendo assim, ela define quem pode receber os proventos, os dividendos no caso e quem não tem esse direito.

De forma mais simples, para você ter o direito a receber os dividendos você deve ter comprado as ações da empresa pegadora em dia anterior a data ex.

A data ex é própria de cada período, sendo divulgada no momento de divulgação da distribuição dos dividendos.

Claro que se você já recebeu os dividendos de uma ação e não vendeu, nem comprou mais ações dessa empresa você continua possuindo o direito de receber o que será distribuído no próximo período. 

A data ex tem entre outras funções resguardar os dividendos aos reais investidores da empresa impedindo que alguém compre a ação apenas para receber os dividendos sem acreditar na empresa.

Como funciona a data ex?

A data ex é anunciada pela empresa junto do calendário de distribuição dos dividendos, ou seja, essa data vale apenas para a distribuição daquele período, sendo assim, caso você compre a ação da empresa após a data ex, você não recebe os dividendos anunciados com aquela data limite, porém, os próximos recebimentos já são direitos seu.

Não existe uma regulamentação para a data ex, cada empresa monta seu calendário de distribuição de proventos e divulga para seus acionistas.

A quantidade de vezes que a empresa distribui dividendos também afeta a quantidade de datas ex, o que torna os calendários de distribuição mais longos ou mais próximos. Empresas que distribuem dividendos anualmente possuem apenas uma data ex ao ano, já empresas que distribuem mensalmente, trimestralmente ou semestralmente tem mais datas ex para que o investidor interessado em dividendos faça o investimento na empresa.

Correção de preços

É importante que o investidor saiba que após a data ex o preço das ações sofre uma correção de mercado em que o valor do dividendo a ser distribuído é descontado do preço da ação tendo em vista que um valor (o total distribuído em dividendos) será pago aos acionista e assim “descontado” da empresa. 

Não precisa ficar assustado, quem investe com foco no longo prazo quase não percebe essa alteração pois o real valor da empresa corrige novamente os preços com o tempo.

Exemplo Prático de Data Ex

Para que você não saia com dúvidas vamos exemplificar de forma prática:

Vamos supor que você seja sócio da empresa Yubb que distribuirá dividendos no mês de outubro. A data ex divulgada foi de 08 de setembro. O valor do dividendo por ação foi de R$ 1,30.

Como você já possuía a ação, em outubro você recebe seu dividendo proporcional a quantidade em ações normalmente.

Se um investidor comprar YUBB3 até o dia 07 de Setembro, em outubro ele também receberá o R$ 1,30 referente a distribuição desse período.

Agora, quem porventura comprar a ação dia 08 de setembro ou depois disso não receberá esse dividendo, todavia estará apto para receber na próxima vez.


Entendeu tudinho? Muito importante conhecer essa data, mas caso você invista com foco no longo prazo ela se torna menos importante pois você buscará estar recebendo sempre os dividendos após a compra.

O Yubb tem uma seção cheia de artigos explicando tudo de investimentos para você! Ah, conheça também nossos cursos e não tenha nenhuma dúvida na hora de investir!

Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo