Você sabe o que é mercado secundário? Essa é uma pergunta frequente feita por diversos investidores.
Porém, a resposta é bem simples e pode se tornar uma ferramenta que gera muitos ganhos para os investidores.
Neste artigo você vai ver:
- O que é mercado secundário?
- A diferença entre mercado secundário e primário
- Qual é a vantagem do mercado secundário para as empresas?
O que é mercado secundário?
O mercado considerado secundário é um ambiente em que os próprios investidores podem comprar e vender os ativos entre si.
O que ocorre é uma transferência de propriedade e de recursos entre os investidores.
A consequência disso é que os recursos transacionados não são destinados ao caixa do emissor do ativo e , sim, nas mãos de cada investidor.
O preço de negociação é atrelado a lei da oferta e demanda.
Se um determinado ativo está sendo muito procurado, seu preço sobe. Se está sendo pouco procurado, o preço desce.
Os ativos negociados são:
- Ações;
- BDRs;
- Fundos imobiliários;
- Títulos de renda fixa;
- Fundos de índice.
As transações são intermediadas pela B3 e pelas corretoras de valores. Elas cobram uma taxa de corretagem por essa intermediação.
A diferença entre mercado secundário e primário
No mercado primário, os investidores negociam seus ativos diretamente com o emissor do investimento.
Ele compreende a emissão e a recompra de ações.
Logo em seguida, assim que uma companhia emite ações e as lança no mercado, seus papéis passam a ser negociados no mercado secundário.
A diferença principal entre os 2 mercados é de que no mercado primário, as emissões de ativos são lançados no mercado com o objetivo de levantar capital para financiar o crescimento da empresa.
Já no mercado secundário, a dinâmica dos papéis é a negociação entre os próprios investidores, sob a lei da oferta e da procura.
Qual é a vantagem do mercado secundário para as empresas?
Se tratando do ramo de performance de negócios ou arrecadação de capital, as ações no mercado secundário não fazem diferença alguma para a empresa.
Entretanto, as transações realizadas no mercado secundário influenciam os preços das ações da empresa em questão.
Isso altera o valor de mercado da companhia. E isso é de extremo interesse para as empresas, que podem ser muito mais valorizadas com um aumento dos preços.
Sendo que um aumento de preços significa que esta empresa está chamando a atenção de investidores.
Isso pode representar uma boa gestão de seus administradores, que podem ser remunerados com ações ou opções de ações de sua própria companhia.
Dessa maneira, o mercado secundário beneficia esses profissionais por conta de seus respectivos trabalhos terem sido bem feitos, com relação ao empreendimento em questão.