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Mercado secundário: o que é e como funciona?

Você sabe o que é mercado secundário? Essa é uma pergunta frequente feita por diversos investidores.

Porém, a resposta é bem simples e pode se tornar uma ferramenta que gera muitos ganhos para os investidores.

Neste artigo você vai ver:

  • O que é mercado secundário?
  • A diferença entre mercado secundário e primário
  • Qual é a vantagem do mercado secundário para as empresas?

O que é mercado secundário?

O mercado considerado secundário é um ambiente em que os próprios investidores podem comprar e vender os ativos entre si.

O que ocorre é uma transferência de propriedade e de recursos entre os investidores.

A consequência disso é que os recursos transacionados não são destinados ao caixa do emissor do ativo e , sim, nas mãos de cada investidor.

O preço de negociação é atrelado a lei da oferta e demanda.

Se um determinado ativo está sendo muito procurado, seu preço sobe. Se está sendo pouco procurado, o preço desce.

Os ativos negociados são:

  • Ações;
  • BDRs;
  • Fundos imobiliários;
  • Títulos de renda fixa;
  • Fundos de índice.

As transações são intermediadas pela B3 e pelas corretoras de valores. Elas cobram uma taxa de corretagem por essa intermediação.

A diferença entre mercado secundário e primário

No mercado primário, os investidores negociam seus ativos diretamente com o emissor do investimento.

Ele compreende a emissão e a recompra de ações.

Logo em seguida, assim que uma companhia emite ações e as lança no mercado, seus papéis passam a ser negociados no mercado secundário.

A diferença principal entre os 2 mercados é de que no mercado primário, as emissões de ativos são lançados no mercado com o objetivo de levantar capital para financiar o crescimento da empresa.

Já no mercado secundário, a dinâmica dos papéis é a negociação entre os próprios investidores, sob a lei da oferta e da procura.

Qual é a vantagem do mercado secundário para as empresas?

Se tratando do ramo de performance de negócios ou arrecadação de capital, as ações no mercado secundário não fazem diferença alguma para a empresa.

Entretanto, as transações realizadas no mercado secundário influenciam os preços das ações da empresa em questão.

Isso altera o valor de mercado da companhia. E isso é de extremo interesse para as empresas, que podem ser muito mais valorizadas com um aumento dos preços.

Sendo que um aumento de preços significa que esta empresa está chamando a atenção de investidores. 

Isso pode representar uma boa gestão de seus administradores, que podem ser remunerados com ações ou opções de ações de sua própria companhia.

Dessa maneira, o mercado secundário beneficia esses profissionais por conta de seus respectivos trabalhos terem sido bem feitos, com relação ao empreendimento em questão.


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