Debêntures ou ações: qual é a melhor para investir?

Yubber, na hora de investir, é comum que surja uma série de dúvidas, e está tudo bem com isso, afinal, o mercado financeiro é gigantesco, portanto é completamente compreensível que o investidor, às vezes, se sinta perdido.

Debêntures e ações são duas modalidades bastante faladas no mercado, e você certamente já deve ter ouvido uma série de vezes.

Fique com a gente no artigo que nós vamos te ajudar!

O que é debênture?

Debênture é, basicamente, um título de dívida que uma empresa S/A emite. O objetivo da empresa com a emissão de debêntures está em captar recursos do mercado e, com essa captação, aplicar o montante em algum projeto, ou algum outro fim da empresa.

Em suma, você empresta dinheiro para uma empresa, e ela devolve o seu dinheiro depois, acrescido de juros.

Debêntures não têm garantia doFGC (Fundo Garantidor de Crédito), mas conta com outras garantias, sendo essas relacionadas a própria empresa.

Se você quer entender mais profundamente sobre debêntures, nós temos um artigo completo que vai te ajudar! É só clicar AQUI!

O que são ações?

Ações são títulos de propriedade, ou seja, diferente das debêntures que você vai emprestar dinheiro para a empresa, quando você compra uma ação, você está se tornando sócio.

Não é à toa que há distribuição de lucros (mais conhecidos como dividendos) e JSCP (Juros Sobre Capital Próprio) para os detentores das ações.

Claro, pode acontecer de encontrar algumas empresas que não distribuem os lucros, e é comum ver investidores irritados com isso, mas pense comigo, Yubber: ela pode estar fazendo essa retenção de lucros para investir no próprio crescimento.

Logo, se comprar uma ação te torna sócio, você deveria pensar como dono e enxergar além. Se a empresa cresce, você cresce junto. O que eu quero dizer é que você terá os benefícios disso.

Mas, qual é melhor para investir?

A resposta é: depende!

Veja bem, Yubber, estamos falando de coisas diferentes. Em uma, você empresta dinheiro, em outra, você se torna sócio.

Existe melhor? Não. Existe aquela que faz mais sentido para o seu perfil de investidor e objetivos. Além do mais, você pode escolher uma ou outra, ou as duas. Por que não?

A dica que eu dou é a seguinte: estude mais sobre os dois. Aqui no Yubb nós temos muitos artigos para te auxiliar nessa jornada.

Isso é um clichê essencial. O ato de investir em uma ação ou debênture, é fácil. O desafio está em tomar decisões com fundamentos.

Vou listar aqui alguns pontos positivos das ações e debêntures a fim ajudar mais ainda na sua tomada de decisão.

Vantagens das ações

  • Distribuição de dividendos e JSCP;
  • Potencial de valorização das ações; ou seja, além da distribuição de proventos, você também pode ganhar com a valorização;
  • Você se torna sócio de empresas gigantes.

Vantagens das debêntures

  • Dentro da categoria de renda fixa, elas geralmente possuem um rendimento acima da média;
  • Diferentes garantias;
  • Diferentes características, como prazo, valor e rentabilidade;
  • Proporcionam ao investidor uma previsão de fluxo de caixa de recebimentos. 

Isso não quer dizer que ações e debêntures têm somente vantagens, ok? É preciso avaliar os riscos inerentes a cada um.

Por exemplo, quando falamos de debêntures, um dos riscos é o de crédito (o famoso calote). Se tratando de ações, não existe o risco de crédito (porque você não empresta dinheiro, você compra uma fração dela, se tornando sócio), o risco que existe é a desvalorização, conhecido como risco de mercado.

Se você está bastante inseguro, estude um pouco mais e depois comece com pouco. Dessa forma você consegue sentir mais confiança.

E aí, Yubber, gostou do artigo?


Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo