Bitcoin: o que é e como investir?

Cada moeda tem lastro e pertence a um país certo? Errado! Essa é só uma das características diferentes do bitcoin, uma moeda digital que vem despertando a atenção de investidores no mundo inteiro e já proporcionou ganhos a muitas pessoas.

Essa moeda nova e misteriosa já está sendo bastante utilizada chamando a atenção de pessoas físicas, instituições e até mesmo dos governos!

Para que você não fique fora dessa o Yubb preparou esse artigo contando tudo que você precisa saber sobre bitcoin:

  • O que é o bitcoin?
  • Como foi criado?
  • Como funciona o bitcoin ?
  • É possível investir em bitcoin ?
  • Quais os riscos de ter bitcoin ?
  • Quais as vantagens de negociar bitcoin?

O que é bitcoin? 

Bitcoin é uma moeda digital, descentralizada, sem lastro que pode ser utilizada em transações virtuais. Foi a primeira criptomoeda do mundo e utiliza de diversas tecnologias avançadas como o blockchain em sua operação.

Essa criptomoeda surge como uma alternativa às moedas que se encontravam sob regulação dos Estados e necessitavam de instituições financeiras para realizar suas operações. 

A criação do bitcoin é uma forma de protesto contra os sistemas econômicos que controlam as moedas.

Como foi criado?

O bitcoin foi criado em 2009 por um programador anônimo representado pelo pseudônimo de Satoshi Nakamoto. Muito pouco se sabe sobre seu criador e existem várias teorias sobre sua história, apesar disso o bitcoin não para de ganhar adeptos e revolucionar as transações monetárias - e por que não os investimentos também.

Como funciona o bitcoin?

O bitcoin funciona a base da tecnologia de blockchain e criptografia, o que garante a segurança da moeda e das movimentações. Basicamente, existem diversos pontos de controle na cadeia de blocos de informação e a validação das informações ocorre em várias etapas.

Como o bitcoin utiliza de protocolos de peer to peer - tecnologia ponto a ponto, podem ser realizadas transações sem a identificação dos usuários ou sem a interação com instituições intermediadoras.

Parece complexo? Realmente é! Mas essa complexidade garante segurança e autonomia ao sistema.

É possível investir em bitcoin?

Devido a rápida valorização criada pela grande demanda, o bitcoin começou a ser visto como uma forma de investimento, todavia deve-se atentar, pois a moeda digital possui alta volatilidade.

Ainda que não possua lastro, por não estar sediado em nenhum país e nem estar regulado por um governo, o bitcoin também é visto por muitos como uma oportunidade de reserva de valor internacional. Justamente por ser negociado no mundo inteiro sem a vinculação a um Estado específico.

Como minerar bitcoin, ou seja, produzir essa moeda virtual é algo extremamente difícil e requer bastante tecnologia a fabricação em larga escala a torna uma forma interessante de se proteger da inflação.

Para investir em bitcoin você pode criar uma carteira digital e adquirir bitcoins em exchanges que são sites que unem compradores e vendedores em um ambiente de segurança.

Quais os riscos do bitcoin?

Investir em bitcoin requer certo conhecimento do investidor porque é necessário compreender o funcionamento da criptomoeda e estar ciente da sua volatilidade.

Como investimento de alta volatilidade, deve-se estar atento ao controle de risco na compra e troca da moeda.

Também por se tratar de uma moeda digital, a custódia deve ser realizada de forma segura, pois existem casos de perda dos dados de transação e isso é irrecuperável. 

Um dos principais riscos são as fraudes, então é importante que o investidor conheça bem as exchanges em que deseja operar o,u se for operar de forma direta, conhecer para quem vai fazer a transação.

Quer conhecer mais os riscos envolvendo criptomoedas? Clique aqui e leia nosso artigo!

Quais as vantagens de negociar bitcoin?

A primeira vantagem do bitcoin é ser uma moeda totalmente digital, o que possibilita as transações de forma rápida e segura.

Atrelado a isso, existe a descentralização que possibilita que o bitcoin não seja inflacionado por instituições centrais como bancos e governos.

Não menos importante para o investidor, a valorização rápida e expressiva pode fazer com que um pequeno investimento proporcione grandes lucros em curto espaço de tempo.


Tirou suas dúvidas? Para saber mais sobre bitcoin e ver como você também consegue investir em bitcoin você pode assistir nosso vídeo no Youtube em que o Bernardo comprou bitcoin e mostrou tudo para você!

Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo