CDCA (Certificado de Direitos Creditórios do Agronegócio): o que é e como investir?

A sigla CDCA significa Certificado de Direitos Creditórios do Agronegócio. Na prática, é um título de crédito emitido por cooperativas rurais, produtores ou empresas relacionadas ao setor agropecuário.

Essa forma de investimento foi criada em 2004 pelo governo federal. O objetivo dessa iniciativa é estimular o desenvolvimento do setor do agronegócio por meio do sistema de créditos. A grande vantagem desses ativos é que eles são isentos da cobrança de imposto de renda - como forma de incentivo.

Como já mencionamos, a emissão desses certificados é feita de forma exclusiva por cooperativas de produtores rurais e outras pessoas jurídicas relacionadas às atividades de comercialização, beneficiamento ou industrialização de produtos e matérias-primas do setor agropecuário ou de maquinário utilizado nesta área.

Funcionam de maneira parecida com os FIDCs (Fundos de Investimento em Direitos Creditórios), pois são operacionalizados por meio de direitos creditórios de instituições que atuam no setor do agronegócio. Há também a possibilidade de servir de lastro para as Letras de Crédito do Agronegócio (LCA).

Por que os CDCAs são pouco conhecidos?

Se os certificados possuem isenção fiscal e essa característica atrai muitos investidores, porque esse tipo de investimento é tão pouco conhecido?

A explicação para essa pergunta está relacionada a forma com que esses certificados devem ser emitidos e custodiados.

Embora a emissão possa ser feita por qualquer produtor ou empresa do agronegócio, esses certificados devem ser custodiados por uma instituição financeira e registrados na B3. É provável que esse processo afaste cooperativas de pequeno porte que não contam com essa expertise financeira.

Essa falta de conhecimento sobre esse tipo de investimento também afasta investidores. Isso faz com que os poucos ativos emitidos tenham uma liquidez menor do que outras aplicações.

Como é feita a remuneração do CDCA?

Geralmente, a rentabilidade desses papéis está atrelada ao CDI. Além disso, costumam oferecer boas remunerações. O motivo para isso é que, por ser pouco conhecido, tem que atrair os investidores com boas taxas.

Outro fator que pode ser levado em consideração para essa boa rentabilidade é por conta do risco - os CDCAs não são garantidos pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC). Ou seja, têm maior grau de risco em comparação a outros títulos.

Como investir em CDCA?

O investimento em CDCA é considerado de renda fixa e está relacionado a direitos creditórios do agronegócio. Como já mencionamos, por conta do risco e por questões de atratividade de investidores, eles costumam ter boas rentabilidades.

Para investir nessa categoria de ativos, o investidor deve fazer de forma direta no balcão da B3, que é o local onde o certificado também fica registrado.

A operação permite que cooperativas e outras empresas do setor captem recursos de médio a curto prazo para aplicar em atividades relacionadas à entressafra da produção.

É uma ótima alternativa para esse setor, que na maioria das vezes tem que recorrer a programas de financiamento de instituições bancárias que cobram juros muito mais elevados no curto e médio prazo.


Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo