🚀 Participe do maior movimento de multiplicação de capital do mercado financeiro.

Quero conhecer!

O que é e como investir em RDB (Recibo de Depósito Bancário)?

A sigla RDB significa Recibo de Depósito Bancário e é um investimento em renda fixa emitido geralmente por financeiras. Assim como o CDB, LCA e LCI, são papéis negociados por conta de empréstimos para instituições financeiras que rendem juros aos seus investidores.

Os RDBs são chamados de irmãos dos CDBs, porém existem algumas diferenças importantes entre esses dois tipos de aplicação. A começar pelo tipo do órgão emissor deles que, embora os bancos também possam emiti-los, não é usual encontrar RDBs oferecidos por instituições bancárias.

Normalmente, eles são encontrados mais facilmente por financeiras - que são associações de crédito, financiamento e investimento.

Ainda assim, ambos investimentos (CDB e RDB) são de baixo risco pois são garantidos pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC) que assegura o valor de até R$ 250 mil caso a instituição emissora não consiga honrar seus compromissos.

Qual a diferença entre banco e financeira?

Basicamente, ambos são reguladas pelo Banco Central e podem emitir títulos de investimentos. A grande diferença está na popularidade dos bancos, que são bem maiores, e nos tipos de aplicação que cada uma oferece.

Enquanto os bancos possuem várias frentes de atuação, as financeiras são empresas específicas de crédito, financiamento e investimento. Diferentemente das instituições bancárias que têm maior liberdade para aplicação do dinheiro captado em seus programas financeiros, as financeiras devem usar esse montante para financiamento de bens duráveis ou empréstimos pessoais. Além disso, os seus títulos de investimento não podem ser comercializados por corretoras.

RDB é mais rentável que CDB?

Normalmente, os RDBs são mais rentáveis que os CDBs porque são emitidos por instituições menores que os bancos. Por conta disso, as financeiras possuem serviços mais atrativos para captação de investidores. Para quem busca rentabilidade e segurança em investimentos de renda fixa, os RDBs são uma ótima alternativa.

RDB é isento de Imposto de Renda?

Os RDBs não são isentos da cobrança de Imposto de Renda. No entanto, assim como os CDBs, seguem a tabela regressiva do imposto de renda. Ou seja, quanto maior o tempo da aplicação, menor será a alíquota a ser paga – podendo variar de 15 a 22,5%.

Tipos de RDBs

Os investimentos podem ser prefixados ou pós-fixados. Os primeiros são mais previsíveis no momento da aplicação, pois seus ganhos são atrelados a taxas fixas. Já os pós-fixados têm variáveis que acompanham a economia e podem ser diferentes no momento de compra e resgate. Normalmente, o RDB tem como referência o CDI.

Qual o valor mínimo do RDB?

Diferente dos CDBs, o RDB possui valores um pouco mais elevados para começar a investir. Além disso, a liquidez do RDB é quase sempre no vencimento – não sendo possível o resgate antes do fim da aplicação.

Ainda assim, é possível encontrar bons investimentos a partir de R$ 1 mil com prazos de vencimento muito variados – de poucos meses até 10 anos.

Como investir em RDB?

Por lei, os RDBs não podem ser comercializados por corretoras e, portanto, só podem ser encontrados nas próprias financeiras que emitem os recibos. Esse é um dos motivos pelos quais eles são muito pouco conhecidos.

Para aplicar, é necessário abrir uma conta na instituição onde deseja realizar o investimento e todo processo é feito de forma online. Por ser feito sem atravessadores, não há custos de manutenção ou corretagem – o que é muito vantajoso para quem busca rentabilidade.

Para ver os RDBs disponíveis no dia de hoje, acesse o buscador do Yubb e encontre as melhores rentabilidades.

Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo