Conheça os REITs: “fundos imobiliários” do exterior


Todo mundo conhece uma pessoa que recebe renda proveniente de aluguel de imóveis e sabe que isso tem seus pontos positivos e negativos.

Agora, imagine você investir para receber aluguel de imóveis a partir de fundos? Ok, você já conhece os Fundos de Investimentos Imobiliários, mas você sabia que é possível investir assim também no exterior?

As vantagens disso podem ser muito atrativas. Só um spoiler: receber renda passiva em dólar! Chega de papo que o Yubb compilou tudo que você precisa saber sobre REITs:

  • O que são REITs?
  • Como funcionam os REITs?
  • Vantagens e Desvantagens
  • Curiosidades

O que são REITs?

Apesar do título do artigo, os REITs ou Real Estate Investment Trust não são fundos, são empresas que operam no ramo imobiliário americano. A comparação com os FIIs brasileiros se dá pela forma de investimento ser parecida, você investe buscando a valorização do ativo e o recebimento de proventos.

Para ser classificado como um REIT a empresa deve seguir algumas regras como:

  • Ter 75% do patrimônio ou mais investido em imóveis ou vinculados a investimentos imobiliários;
  • Ter pelo menos 100 acionistas e as ações devem estar bem distribuídas entre eles;
  • A receita bruta deve ser ao menos 75% advinda de negócios imobiliários;
  • Devem distribuir ao menos 90% da sua receita aos acionistas.

Como funcionam os REITs?

Os REITs operam como empresas de forma que podem se alavancar ou seja contrair dívidas para fazer investimentos isso permite com que cresçam de forma mais fácil que um fundo imobiliário brasileiro.

Assim como os Fundos Imobiliários, existem REITs que investem somente em ativos “de papel” os chamados Mortgage REITs. Sua atividade é voltada para investimentos em títulos imobiliários e hipotecários.

Já os Equity REITs possuem atividade majoritária em imóveis físicos, sejam construindo e vendendo ou alugando.

Quando comparamos os REITs aos FIIs logo pensamos em um foco em retorno através de distribuição de dividendos. Todavia, uma característica dos REITs é que muitos possuem uma grande capacidade de valorização do preço, sendo também utilizados para essa estratégia.

Os REITs geralmente distribui dividendos trimestralmente diferente do que ocorre aqui no Brasil, em que os fundos imobiliários distribuem mensalmente dividendos.

O mercado de REITs é bastante consolidado, existindo liquidez para os ativos e grandes empresas que podem oferecer retornos interessantes ao investidor que pretende ter lucros em moeda estrangeira.

Vantagens e desvantagens

Existem diversas vantagens ao investir em um REIT:

  • Diversificação regional - você estará investindo em outro país ou até mesmo vários, tendo em vista que alguns REITs possuem imóveis fora dos EUA.
  • Diversificação monetária - os lucros provenientes da aplicação são em dólar.
  • Investimento em grandes empresas - como esse mercado é mais consolidado, existem REITs que administram grandes fortunas com grande quantidade de propriedades, alguns chegam a ter centenas ou milhares.

Nos EUA, os dividendos já são tributados, no caso dos REITs existe isenção; apesar de que o lucro adquirido em investimento no exterior será tributado no Brasil.

Aproveitando esse detalhe, vamos falar das desvantagens:

  • O investimento é mais complexo pois você terá de abrir uma conta em uma corretora americana e acompanhar o mercado imobiliário dos EUA.
  • Maior facilidade ao investir em um Fundo imobiliário brasileiro.

Curiosidade

Existem tipos de REITs no mínimo incomuns em relação à atividade final, existem REITs de antenas, de armazenamento e até mesmo de outdoors!

O bom investidor deve buscar uma diversificação para seu patrimônio e o mercado de REITs se mostra uma boa opção para se expor a moeda americana e obter renda passiva. 

Quem possui interesse no mercado imobiliário e se sente mais seguro em investir neste modelo de negócio pode encontrar nos REITs uma diversidade maior do que a existente hoje na bolsa brasileira.

Gostou de conhecer os REITs? O Yubb tem muito mais conteúdo de investimentos no Brasil e exterior para você!


Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo