🚀 Participe do maior movimento de multiplicação de capital do mercado financeiro.

Quero conhecer!

Valuation – Como Avaliar Empresas e Escolher as Melhores Ações: resenha do livro

Escrito por Aswhath Damodaran, o livro “Valuation  – Como Avaliar Empresas e Escolher as Melhores Ações” é um guia que apresenta o processo de valuation de forma básica e resumida. A obra é bastante didática, ideal para quem está começando a aprender sobre análise fundamentalista.

A seguir, confira as principais ideias do professor Aswhath no livro, e entenda um pouco mais sobre valuation!

Valuation  – Como Avaliar Empresas e Escolher as Melhores Ações

De todos os livros de Aswhath sobre o assunto, talvez esse seja o mais introdutório. A leitura é rápida (cerca de 200 páginas) e oferece uma visão geral dos principais fundamentos de uma boa avaliação.

A obra possui 11 capítulos, divididos em três partes, conforme veremos a seguir.

Parte 1 – Fundamentos do valuation

Na primeira parte, o autor ressalta a importância de conhecer bem a empresa para que se possa atribuir a ela o “valor” de forma assertiva.

Nesse sentido, Damodaran destaca a necessidade de se obter dados contábeis confiáveis para que se possa conhecer o valor do dinheiro no tempo (fluxo de caixa descontado) e calcular outros índices financeiros importantes para a análise. Além disso, é fundamental também realizar uma análise relativa, que compara a empresa a outras do setor, para saber se a sua avaliação é superior ou inferior à das concorrentes.

Parte 2 – Ciclo de vida das empresas e os seus efeitos no valuation

Na segunda parte, a preocupação do autor é analisar o ciclo de vida das empresas. Nesse sentido, fica clara a complexidade de fazer o valuation em diferentes estágios das companhias, pois a dinâmica de cada setor é diferente e, também, as empresas de um mesmo segmento possuem desempenhos distintos.

Por isso, é muito importante ficar atento aos ciclos das empresas. A estratégia top down ajuda a identificar e analisar esses diferentes ciclos. Saiba mais sobre top down neste artigo.

Parte 3 – Situações especiais de valuation

Por fim, a terceira parte do livro trata de situações especiais de avaliação de empresas que merecem atenção.

Nesse sentido, um dos exemplos citados por Damodaran são as empresas de commodities, cujos resultados dependem dos ciclos desses produtos.

Clique aqui, e saiba o que são e como funcionam as commodities.

Outro exemplo são os bancos, pois, proporcionalmente, o patrimônio líquido dessas instituições é pequeno se comparado ao seu endividamento. Empresas com um volume expressivo de ativos intangíveis (como marcas e patentes) também são mais difíceis de serem avaliadas, justamente pelo caráter subjetivo desses ativos.

Em outras palavras, o que o autor mostra é que alguns setores e empresas precisam de uma análise mais profunda, e a simples avaliação de indicadores financeiros não é suficiente para determinar o seu valor. 

A análise de aspectos mais complexos e a sua relação com o risco é uma das maiores contribuições de Aswhath Damodaran para o mundo dos investimentos.

Conclusão

Apesar de ser um adepto do value investing, Damodaran acredita que, quando se trabalha com variáveis menos óbvias para escolher os investimentos, há mais chances de ganhos. Isso porque a grande maioria dos investidores enxerga as mesmas possibilidades, e nem todos estão dispostos a assumir mais riscos investindo em ativos menos conhecidos. Essa é a particularidade do seu conceito de valuation.

Você se interessa por grandes pensadores e investidores do mercado financeiro? Aqui no Yubb, nós já escrevemos sobre várias personalidades, dê uma olhada no link abaixo e confira! 

5 investidores que você precisa conhecer

Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo