🚀 Participe do maior movimento de multiplicação de capital do mercado financeiro.

Quero conhecer!

Quem é Luiz Barsi?

Luiz Barsi é o maior investidor pessoa física da bolsa de valores brasileira. Nascido em 1939, é considerado um dos homens mais ricos do Brasil e tem uma fortuna estimada que ultrapassa os dois bilhões de reais.

Além disso, é comparado ao também megainvestidor Warren Buffet, não só pela quantidade em dinheiro como no estilo de investidor. Ambos apostam suas fichas em ações de empresas que rendem bons dividendos e o foco das aplicações é a longo prazo - sempre, é claro, aproveitando as oportunidades do mercado.

De engraxate a bilionário

Na infância, Barsi trabalhou como engraxate nas ruas de São Paulo para ajudar a mãe - uma imigrante espanhola que perdeu o marido quando o filho tinha nove anos. Na década de 60, teve os primeiros contatos com o mercado financeiro.

Durante a carreira, fez vários cursos que englobam contabilidade, direito e economia - matérias básicas para qualquer análise financeira.

O primeiro contato com a bolsa foi aos 14 anos de idade quando trabalhou numa corretora. Um tempo mais tarde, preocupado com a aposentadoria, começou a investir na bolsa de valores e desenvolveu uma lógica muito coerente para muitos investidores.

Lógica de investimentos do Barsi

Antes de começar a investir, ele percebeu que o sistema previdenciário caminhava para um colapso. Com isso, já com 30 anos, começou a se preocupar com a aposentadoria. Para ele, as únicas classes que estavam tranquilas quanto essa questão eram os funcionários públicos e os empresários.

Os primeiros têm plano de carreira garantido por lei e os segundos recebem lucros das companhias que são donos.

Naquela altura, Barsi sabia que não gostaria de ser funcionário público e que não poderia virar um empresário de uma única companhia. Foi nesta lógica que começou a pensar nas ações como sendo uma pequena parte de uma empresa.

Com isso, seu foco seria investir em ações - ainda que minoritárias - de companhias que poderiam render lucros para ele. Desde então, a carteira de investimentos de Luiz Barsi é voltada para instituições que garantem o pagamento de dividendos.

Além disso, ele utiliza todo seu conhecimento teórico para analisar quais são as melhores oportunidades para investir. Em 1970, desenvolveu o documento “Ações Garantem o Futuro”: com um estudo de diversas empresas de capital aberto para investir.

Nesta oportunidade, elencou os setores econômicos e concluiu quais deles eram mais estratégicos para aplicar na bolsa. Dentre eles, classificou como “perenes” as companhias de alimentos, saneamento, energia, mineração e financeiro.

Estilo de investimento de Barsi

Barsi não se considera um especulador e sim um investidor. Isso porque ele aplica as suas ações e não fica preocupado com a volatilidade do mercado. Ele só investe seu dinheiro em empresas com potencial de crescimento a médio e longo prazo.

Apesar de utilizar a estratégia “buy and hold” na maioria das suas operações, Barsi não deixa de aproveitar as oportunidades do mercado. Para isso, ele possui uma carteira de investimentos diversificada e podendo reinvestir quando necessário.

Mesmo com o sucesso, Luiz Barsi tem uma vida muito simples e sem ostentações. Por exemplo, ele usa o metrô paulistano para ir ao trabalho - desfrutando da gratuidade do transporte público para idosos.

Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo