Selic Meta e Selic Over: qual é a diferença?

A taxa Selic é muito importante em nossas vidas e é um indicador muito conhecido até mesmo da população em geral. Compreender como a Selic afeta nossa vida cotidiana e investimentos faz muita diferença no modo em como você lida com seu dinheiro.

Como essa taxa influencia todos os juros praticados no mercado, é essencial entender todo o conceito. 

Selic é a sigla para Sistema Especial de Liquidação e Custódia, que é um sistema por meio do qual o Banco Central controla a emissão e negociação de títulos. A partir das negociações que envolvem a utilização desse sistema que chegamos a taxa Selic como conhecemos, vamos entender ao longo do texto.

O que a grande maioria de pessoas não sabe é que existe a taxa Selic Meta e a taxa Selic Over. Mas isso nós vamos te esclarecer neste artigo.

Taxa Selic Meta

A taxa Selic Meta é a taxa definida pelo governo como padrão de negociação dos títulos públicos em operações realizadas no mercado financeiro. 

A taxa Selic Meta é definida pelo Conselho de Política Monetária - COPOM periodicamente (a cada 45 dias) com o objetivo de regular a taxa por meio do qual os bancos fazem suas operações e consequentemente a taxa de juros do país. 

A variação da taxa definida pelo COPOM depende em muito de como o órgão enxerga a economia para o próximo período.

Um dos objetivos da regulação da taxa Selic Meta é garantir o controle da inflação.

Taxa Selic Over

Já a taxa Selic Over é calculada a partir da média ponderada das operações realizadas no sistema Selic, dessa forma essa taxa pode ser considerada a real taxa Selic. Todavia, ela é calculada diariamente e assim possui certa volatilidade, ainda que não seja expressiva.

A taxa over é obtida através das operações realizadas entre os bancos e que possuem lastro em títulos públicos. 

Para você entender melhor

Para entender melhor é preciso compreender que no sistema financeiro os bancos necessitam manter uma reserva de valor. Quando realizam operações e essa reserva fica prejudicada eles necessitam realizar operações de empréstimo entre si para manter esse caixa no nível estipulado pelo banco central.

Quando realizam essas operações, utilizam de títulos públicos como forma de garantia para os empréstimos já que estando no topo do sistema financeiro quem mais pode dar segurança para essas instituições é o próprio governo.

Ao realizar essas operações é que temos a taxa Selic Over sendo gerada.

As taxas Selic Meta e Selic Over pouco se diferenciam variando frequentemente próximo a 0,10 pontos.   

Conclusão

Então para concluir a principal diferença entre as Selic Meta e a Selic Over é que a Selic Meta é definida por medida regulatória do governo e a Selic Over é definida pelo fluxo de operações no sistema Selic.

Quando dizemos que a taxa de juros está em X% estamos nos referindo a Selic Meta que é a que é utilizada como parâmetro de taxa básica de juros.

São conceitos que às vezes podem confundir quem não está tão acostumado, mas que ajudam a perceber as relações dinâmicas do mercado.

Para continuar aprendendo sobre conceitos de mercado financeiro acesse nossa seção de artigos e nos acompanhe nas redes sociais!


Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo