Certamente você já deve ter ouvido falar no Fórum Econômico Mundial. Mas você sabe qual a importância dessa organização para a economia dos países?
É sobre isso que a gente vai falar neste artigo. Continue a leitura e confira!
O que é o Fórum Econômico Mundial (FEM)
Também conhecido pela sigla WEF (Word Economic Fórum), o FEM é uma organização internacional independente com sede em Genebra, na Suíça. Essa instituição foi criada em 1971 e organiza encontros anuais entre diversos países, com a participação e colaboração de grandes empresas ao redor do mundo. Na maioria das vezes, esses encontros são realizados na cidade de Davos. Por isso, o Fórum Econômico Mundial também é chamado de Fórum de Davos.
Objetivos do FEM
Segundo seus organizadores, o objetivo do FEM é “melhorar as condições atuais do mundo”, de forma geral. Nesse sentido, a organização busca alinhar ações de líderes mundiais, economistas importantes, investidores e empresários.
Nesse sentido, os membros do FEM estudam a situação dos países, em especial no que diz respeito aos efeitos da globalização sobre o mundo. Assim, buscam mitigar os efeitos negativos e potencializar as vantagens de uma economia globalizada.
De forma geral, pode-se afirmar que o Fórum Econômico Mundial prioriza basicamente três pontos em relação às questões mundiais: a economia, a política e as relações sociais. Isso inclui analisar também os problemas trazidos pela globalização, como questões relativas ao meio ambiente e à qualidade de vida das populações.
Como funcionam as reuniões do FEM
A cada ano, são convidadas aproximadamente duas mil pessoas, entre líderes mundiais, economistas e figuras de destaque nos meios econômico, político e social. Alguns exemplos de personalidades que já participaram do FEM são Nelson Mandela, Bill Gates, e astros de Hollywood, como Angelina Jolie e Leonardo di Caprio, que defendem questões sociais e ambientais.
São diversos os temas discutidos no FEM. Nesse sentido, os mais frequentes estão relacionados ao desenvolvimento econômico, inclusão social, educação, concentração de renda, educação e problemas mundiais de forma geral.
O FEM também já foi utilizado como ambiente neutro para estabelecer acordos e relações diplomáticas. Alguns desses encontros foram, inclusive, entre líderes rivais.
Críticas ao Fórum Econômico Mundial
Nas últimas décadas, o FEM tem sido alvo de muitas críticas. Algumas das principais dizem respeito justamente aos danos que a globalização pode causar ao mundo em termos econômicos, sociais e ambientais.
Nesse sentido, críticos ao programa alegam que o FEM, ao incentivar a globalização, contribui para problemas como a degradação do meio ambiente e o aumento da pobreza e desigualdade no mundo.
Aqui no Yubb, já falamos sobre um dos problemas que a globalização pode ocasionar, que é a desindustrialização. Saiba mais sobre esse fenômeno neste artigo.
Contribuições do FEM
Além de promover reuniões anuais entre representantes de diversos países, o FEM também gera relatórios de pesquisas em diversos setores de interesse da sociedade. Para ter acesso a esse material, basta acessar o site da organização.
Se você se interessa por economia, dê uma olhada também nos artigos abaixo!