🚀 Participe do maior movimento de multiplicação de capital do mercado financeiro.

Quero conhecer!

Qual é a função do CFO em uma empresa?

A sigla CFO significa “Chief Financial Officer” (Diretor de Finanças). Como o próprio nome diz, ele é o responsável pela gestão financeira da empresa. Ou seja, um dos cargos mais importantes e estratégicos de uma instituição.

Dentre suas funções, o CFO é quem comanda a contabilidade dos recursos geridos e geralmente analisa os rumos de investimentos de uma companhia.

Para isso, faz a administração do fluxo de caixa e elabora o planejamento financeiro para executar projetos da empresa. Seu principal objetivo é maximizar os rendimentos e reduzir os gastos. 

Além disso, o Diretor de Finanças é quem toma conta de toda a parte contábil, emitindo relatórios de desempenho para os demais funcionários e cumprindo todas as exigências legais estabelecidas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Por conta disso, a carreira de CFO exige um perfil de raciocínio rápido e integrado, com formação em contabilidade e administração.

Para desenvolver essas funções, geralmente são exigidos muito conhecimento, experiência de mercado e tempo de trabalho na própria empresa.

Gestão integrada: CEO e CFO

Numa visão integrada, o CFO deve acompanhar as ideias do CEO (Chief executive officer ou Diretor Executivo) e do presidente (quando houver). Com gestão alinhada, o Diretor de Finanças pode operar melhor as decisões de investimento e mover sua equipe para desenvolver o resultado esperado pelos dirigentes.

O Diretor Financeiro é um profissional técnico que reporta de forma direta ao presidente executivo de uma instituição. Esses líderes devem caminhar juntos pois um interfere no trabalho do outro.

No entanto, o CFO tem responsabilidades muito maiores quanto aos parâmetros técnicos e contábeis. Seus conselhos e decisões afetam de forma direta o balanço financeiro das empresas.

Além disso, o Diretor Financeiro tem um peso muito grande na viabilização ou não de projetos. Isso porque ele conhece quais são os potenciais financeiros e quanto a companhia pode custear para realizar determinadas demandas.

Nestas ocasiões, pode apresentar soluções para iniciativas mais robustas, oferecendo alternativas exequíveis com menor custo ou planejamento futuro para as mais caras.

Esse profissional pode ainda aconselhar os dirigentes por meio de relatórios e provisões sobre fluxos de caixa, tendências de mercado e análise de faturamento.

Por exemplo, se durante a operação de uma campanha de marketing, as vendas de um produto começarem a cair, o CFO será o primeiro a perceber esse movimento. Com a análise financeira, poderá alertar sobre as possíveis falhas e os outros departamentos poderão corrigi-las.

Qual a importância de um CFO na empresa?

Dentro de um organograma empresarial, o CFO é o terceiro mais importante - estando atrás apenas do presidente e do CEO. Ainda assim, é muito difícil obter bons resultados se esses três gestores não estiverem alinhados entre si.

Além deles, as empresas costumam ter outros cargos que englobam algumas outras siglas: COO (Chief Operating Officer - Diretor Operacional), CMO (Chief Marketing Officer - Diretor de Marketing), CIO (Chief Information Officer - Diretor de TI), CPO (Chief Product Officer - Diretor de Produtos), CTO (Chief Technology Officer - Diretor de Tecnologia), CCO (Chief Communication Officer - Diretor de Comunicações), CLO (Chief Legal Officer - Diretor Jurídico) e CHRO (Chief Human Resources Officer - Diretor de Recursos Humanos).

Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo