ROI é o indicador que calcula o retorno sobre o capital investido da empresa, ou seja, representa a porcentagem dos investimentos nas mais diversas áreas, principalmente em marketing, que volta na forma de lucros para a companhia.
É um excelente indicador que indica a eficiência dos investimentos da empresa, dando uma visão sobre onde ela está colocando seu capital, se está valendo a pena investir em certas áreas.
Dessa maneira é possível identificar quais investimentos estão valendo mais a pena e melhorá-los ainda mais, assim como para filtrar aqueles nos quais não estão trazendo um bom resultado para a empresa.
É baseado no ROI que as empresas conseguem planejar seus objetivos reais focados em rentabilidade, podendo diferenciar o que vale a pena investir para o crescimento da empresa.
Para ficar mais claro, vamos supor que uma empresa está pretendo lançar um produto e resolve investir R$ 500 mil em uma campanha de marketing na televisão para vender o produto.
Suponhamos que, com a venda dos produtos, houve um retorno de R$ 700 mil. O que gera um ROI de 40%.
Obviamente, para realizar qualquer investimento, o custo deve ser menor do que o retorno esperado, senão o investimento não é concretizado.
Portanto, o ROI vai medir o retorno que esta campanha de marketing vai trazer, servindo de parâmetro para a empresa adaptar e encontrar um modelo de investimento rentável.
É um indicativo que também serve muito para análise do investidor sobre qualquer tipo de investimento, seja bolsa de valores, fundos, renda fixa etc. Mostrando o quanto aquele ativo é eficiente para investir e retornar este investimento em lucro para os acionistas ou cotistas.
Como é feito o cálculo do ROI?
O ROI possui uma fórmula matemática bem simples que é:
- ROI = (lucro bruto - investimento) / investimento
Para que o valor seja representado em porcentagem tem que se multiplicar por 100. Na prática, vamos supor que uma empresa faça um investimento de 400 mil reais e obtenha um ganho de 500 mil. Isso dá um lucro de 100 mil reais, dividindo por 400 mil, chegamos então a 0,25. Multiplica-se por 100 e chegamos a um ROI de 25%.
Considerações importantes sobre o ROI
- Permite uma análise racional do negócio, no que tange a comparação de investimentos;
- Faz com que o investidor tenha um senso crítico mais apurado na escolha de empresas lucrativas;
- O ROI tem sua métrica medida da mesma maneira em qualquer lugar do mundo. Um ROI de 10% nos Estados Unidos é o mesmo na China, sendo um comparativo de lucratividade comum para todos.
- Vale ressaltar que o ROI calcula o retorno de um período que já passou, ou seja, ele não garante rendimentos para o futuro e nem para o longo prazo;
- O ROI não retira os riscos do investimento, por isso quanto maior é o retorno esperado, maior o risco envolvido. Por exemplo, um investidor que deseja um retorno de 20%, estará atrelado a um risco maior do que um investidor que espera um retorno de 5%;
- É importante tomar cuidado para saber analisar o ROI adequadamente, uma vez que algumas empresas podem distorcer alguns dados. O investidor tem que ficar atento se todos os custos foram incluídos no resultado final do ROI.