O que é ROI e como analisar?

ROI é o indicador que calcula o retorno sobre o capital investido da empresa, ou seja, representa a porcentagem dos investimentos nas mais diversas áreas, principalmente em marketing, que volta na forma de lucros para a companhia. 

É um excelente indicador que indica a eficiência dos investimentos da empresa, dando uma visão sobre onde ela está colocando seu capital, se está valendo a pena investir em certas áreas.

Dessa maneira é possível identificar quais investimentos estão valendo mais a pena e melhorá-los ainda mais, assim como para filtrar aqueles nos quais não estão trazendo um bom resultado para a empresa.

É baseado no ROI que as empresas conseguem planejar seus objetivos reais focados em rentabilidade, podendo diferenciar o que vale a pena investir para o crescimento da empresa.

Para ficar mais claro, vamos supor que uma empresa está pretendo lançar um produto e resolve investir R$ 500 mil em uma campanha de marketing na televisão para vender o produto.

Suponhamos que, com a venda dos produtos, houve um retorno de R$ 700 mil. O que gera um ROI de 40%.

Obviamente, para realizar qualquer investimento, o custo deve ser menor do que o retorno esperado, senão o investimento não é concretizado.

Portanto, o ROI vai medir o retorno que esta campanha de marketing vai trazer, servindo de parâmetro para a empresa adaptar e encontrar um modelo de investimento rentável. 

É um indicativo que também serve muito para análise do investidor sobre qualquer tipo de investimento, seja bolsa de valores, fundos, renda fixa etc. Mostrando o quanto aquele ativo é eficiente para investir e retornar este investimento em lucro para os acionistas ou cotistas.

Como é feito o cálculo do ROI?

O ROI possui uma fórmula matemática bem simples que é:

  • ROI = (lucro bruto - investimento) / investimento

Para que o valor seja representado em porcentagem tem que se multiplicar por 100. Na prática, vamos supor que uma empresa faça um investimento de 400 mil reais e obtenha um ganho de 500 mil. Isso dá um lucro de 100 mil reais, dividindo por 400 mil, chegamos então a 0,25. Multiplica-se por 100 e chegamos a um ROI de 25%.

Considerações importantes sobre o ROI

  • Permite uma análise racional do negócio, no que tange a comparação de investimentos;
  • Faz com que o investidor tenha um senso crítico mais apurado na escolha de empresas lucrativas;
  • O ROI tem sua métrica medida da mesma maneira em qualquer lugar do mundo. Um ROI de 10% nos Estados Unidos é o mesmo na China, sendo um comparativo de lucratividade comum para todos.
  • Vale ressaltar que o ROI calcula o retorno de um período que já passou, ou seja, ele não garante rendimentos para o futuro e nem para o longo prazo;
  • O ROI não retira os riscos do investimento, por isso quanto maior é o retorno esperado, maior o risco envolvido. Por exemplo, um investidor que deseja um retorno de 20%, estará atrelado a um risco maior do que um investidor que espera um retorno de 5%;
  • É importante tomar cuidado para saber analisar o ROI adequadamente, uma vez que algumas empresas podem distorcer alguns dados. O investidor tem que ficar atento se todos os custos foram incluídos no resultado final do ROI.

Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo