🚀 Participe do maior movimento de multiplicação de capital do mercado financeiro.

Quero conhecer!

Tether: o que é e vale a pena investir?

As criptomoedas estão cada vez mais faladas. E quando o assunto é criptomoeda, é automático que pensemos em Bitcoin, né? Mas você sabia que existe uma série de outras moedas digitais? Uma delas é a Tether.

Então, fique com a gente no artigo para conhecê-la!

O que é Tether (USDT)?

Tether é uma moeda digital, e pode ser negociada da mesma forma que o Bitcoin, mas há uma diferença interessante. O Bitcoin tem sua cotação a partir da lei da oferta e demanda, o que gera bastante volatilidade e, por conta disso, surgiu o conceito de stablecoin.

O stablecoin, ou moeda estável, diz respeito às criptomoedas cujos valores permanecem estáveis, ou seja, elas são projetadas para que a volatilidade seja mínima e, para isso haverá um lastro.

Tratando-se da Tether, ela tem a seguinte característica: para cada uma unidade de Tether emitida, um dólar é guardado como reserva na Tether Limited, em Hong Kong. Os tokens tether são negociados com o símbolo USDT.

Quando entramos no universo das criptomoedas, observamos que as oscilações são constantes, o que inviabiliza o uso delas para situações convencionais, como meio de troca, por exemplo.

A ideia da Tether, então, é entrar em ação e diminuir essas oscilações, tornando possível a usabilidade para fins de varejo, já que a ideia é tornar o valor estável e gerar incentivo paga gastá-la, ao invés de manter os tokens.

Por isso ela possui lastro em uma moeda fiduciária, nesse caso, o dólar. E ser lastreado em dólar significa que, para cada Tether emitido, há uma quantia equivalente em dólar, mantido em reserva.No momento em que escrevo esse artigo (30/11/2020), a Tether ocupa o 4º lugar entre os mais altos valores de mercado.

O Market Cap, ou valor de mercado, é uma maneira de mensurar o tamanho de uma criptomoeda. O resultado se dá através da multiplicação entre o preço da moeda e sua quantidade em circulação.

Dê uma olhada na imagem abaixo, que mostra algumas informações das quatro criptomoedas mais negociadas, com referência do dia 30/11/2020, estando a Tether, como já falado, em 4º lugar.

Perceba que o que foi falado até agora se comprova na imagem. O preço da Tether equivale a um dólar.

Quando a Tether foi criada?

O USDT Tether foi criado em julho de 2014. O co-fundador Brock Pierce, através de uma startup dos Estados Unidos, anunciou seu lançamento. Originalmente, ela foi anunciada com o nome Realcoin, mas em novembro do mesmo ano (2014), a moeda foi renomeada, passando a se chamar, então, Tether. Esse nome foi dado pelo CEO da Reeves Collins.

Vale a pena investir?

Yubber, você precisa, antes de mais nada, conhecer o seu perfil de investidor. Dizer se vale a pena ou não seria muito imprudente de minha parte, visto que cada modalidade de investimento possui características diferentes, podendo fazer sentido ou não para você.

Mas, vou pontuar algumas coisas positivas sobre a moeda, então poderá analisar se isso faz sentido ou não para você.

  • As stablecoins têm relevância no que diz respeito à volatilidade, visto que uma de suas características é eliminá-la. Logo, se o investidor quer evitar as oscilações da maioria das criptomoedas, a Tether pode ser uma alternativa;
  • A Tether é uma stablecoin de extrema relevância, com volume muito grande de negociações;
  • Maior facilidade para pagamento entre usuários e comerciantes;
  • As stablecoins, quando falamos dos comerciantes, permitem que eles tenham maior previsibilidade ao receberem pagamento, pois não há preocupação exacerbada sobre a mudança de valor da moeda.

Então é isso, Yubber. Espero que tenha gostado do artigo. Até mais!


Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo