HKSE: tudo sobre a bolsa de valores de Hong Kong

A economia asiática cresce a cada ano, sendo exemplo de desenvolvimento para o resto do mundo. Com isso, o mercado financeiro da região também chama a atenção de investidores globais, movimentando as bolsas de valores da região.

Vamos conhecer neste artigo uma das principais bolsas da ásia a HKSE - Hong Kong Stock Exchange, essa também é uma das maiores bolsas do mundo e concentra grande parte das maiores empresas responsáveis pelo desenvolvimento do mercado asiático.

HKSE - História da bolsa de Hong Kong

A bolsa de Hong Kong começa sua história em 1891 como uma associação de acionistas de Hong Kong, em 1914 essa associação muda de nome para Bolsa de Valores de Hong Kong. 

Até 1972 Hong Kong já possuía quatro bolsas de valores, porém houve um apelo de unificação que se consolidou em 1980 mas as operações começaram mesmo em 1986.

A HKSE vem se desenvolvendo desde então e se consolidando como a terceira maior bolsa da ásia e o quarto maior mercado de ações único no mundo. Além disso, é uma das bolsas de maior crescimento de mercado da Ásia, possuindo mais de 2,4 mil empresas listadas.

HKSE - Companhia

A Hong Kong Exchanges and Clearing Limited (HKEX) é a companhia por trás da bolsa de valores de Hong Kong. Desde que se tornou aberta a empresa já aumentou seu valor  de mercado em mais de 40 vezes em cerca de 20 anos. A holding controla ainda a London Metal Exchange que é o maior mercado de metais industriais do planeta.

O valor de mercado da empresa se encontra hoje em mais de US$ 48 bilhões,e a capitalização total das empresas listadas gira em torno de US$ 4 trilhões - a moeda local é o dólar de Hong Kong mas os valores neste artigo se encontram em dólares americanos.

Nos últimos 20 anos a HKSE triplicou o número de empresas listadas de forma que nos últimos onze anos a bolsa de Hong Kong liderou a liga global de IPO em sete.

A HKSE é ainda o maior mercado de produtos estruturados e o segundo maior centro de captação para biotecnologia no mundo.

Grandes empresas asiáticas listadas na HKSE

Muitas das maiores empresas asiáticas são negociadas na HKSE, tais como o HSBC - a holding de serviços bancários de sede no Reino Unido, PetroChina, Hang Seng Bank - uma das maiores empresas públicas de Hong Kong a instituição financeira faz parte do grupo HSBC; AIA Group - seguradora multi internacional e financeira; a própria controladora da bolsa de valores a Hong Kong Exchanges and Clearing entre outras.

Ainda são negociados ETFs e Reits com um volume expressivo.

O principal índice da HKSE é o Hang Seng (HSI) que replica o desempenho das 50 maiores empresas listadas na bolsa em quatro setores diferentes e é utilizado como marcador desse mercado.

Para investir no mercado chinês atualmente as melhores opções são através de fundos ou ETFs negociados em bolsas estrangeiras.

E aí? O que você achou da bolsa de Hong Kong, essa é uma das oportunidades de investimento no exterior com grande potencial de crescimento já que reflete bem o desempenho do mercado asiático.


Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo