Stop móvel: o que é e como funciona?

As operações no mercado financeiro são feitas baseadas na volatilidade dos ativos, porém nem sempre a volatilidade está a favor do investidor. Mudanças são comuns no mercado e para evitar que o investidor perca muito dinheiro existem ferramentas que auxiliam nas operações.

Para ter lucros consistentes é importante gerenciar os riscos das operações e isso pode ser feito tanto através de estratégias como através de ferramentas como o stop

O stop móvel é uma ferramenta bastante interessante para quem tem tolerância ao risco e deseja arriscar em operações. Vamos explicar tudo sobre stop móvel neste artigo, confira.

O que é stop móvel?

O stop móvel, também conhecido como trailing stop, é uma ferramenta que auxilia no controle de risco de operações na bolsa de valores. Quando o ativo se encontra dentro das especificações que foram atribuídas pelo investidor o stop móvel entra em ação encerrando a operação.

A operação com stop móvel é montada em conjunto com uma posição aberta e através da definição não de um valor absoluto para o encerramento, isso faz com que a operação mude junto com o mercado, ampliando as possibilidades de sucesso.

Como funciona o stop móvel?

O stop móvel pode ser acionado tanto para operações de compra quanto para operações de venda, o importante é que você defina o alvo para o acionamento da ordem.

Para fazer uma operação de compra você deve definir a porcentagem que acredita ser a melhor para o acionamento da ordem, por exemplo, em um período de volatilidade em que se espera uma queda você pode programar o stop móvel para se um ativo cair mais de 15% seja iniciada a ordem de compra seguindo os parâmetros solicitados.

Já na operação de venda, você atribui a porcentagem em que acha lucrativo realizar a venda do ativo, quando ele se valorizar até esse preço alvo é iniciada a ordem de venda.

Importância do stop móvel

Esse tipo de estratégia que utiliza o stop móvel é comum para quem opera day trade ou swing trade principalmente através de análises gráficas, pois essa técnica é mais favorável à especulação em cima de movimentos de mercado.

Como essa atividade envolve muito risco devido a imprevisibilidade do mercado financeiro é importante que o trader faça o controle de riscos de suas operações de forma a evitar grandes prejuízos.

Da mesma forma, como a operação pode se adequar a movimentos do mercado o investidor pode ampliar seus lucros de forma mais fácil.

Cabe destacar também que apesar do controle de risco que é possível com o stop móvel é necessário que o investidor que busca usar a especulação para fazer lucros no curto prazo deve estar ciente dos riscos e evitar operar muito alavancado ou fora de seu capital.

Ainda que a ferramenta ofereça proteção, um erro na montagem da operação pode implicar em prejuízo. Mesmo operações simples precisam de atenção e bastante estudo para ter bons resultados.

Para ter um repertório bom de estratégias de investimento não deixe de conhecer diferentes tipos de ativos e ferramentas, o Yubb quer te ajudar a investir melhor, não deixe de acompanhar nossos conteúdos.

Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo