O que é análise técnica?

Assim como a análise fundamentalista, a análise técnica é uma ferramenta utilizada pelos investidores para trazer melhores resultados a suas aplicações. No entanto, essas análises têm características bem distintas. Enquanto a análise fundamentalista foca nos indicadores das empresas, a análise técnica é direcionada a gráficos e dados das ações.

A análise técnica, também conhecida como análise gráfica, consiste basicamente em analisar gráficos sobre o comportamento dos ativos no passado e identificar uma tendência de curto, médio e longo prazo, para encontrar o melhor momento de comprar ou vender uma ação.

Esse tipo de análise é mais utilizada pelos investidores traders, ou seja, quem fazem operações de curtíssimo prazo e têm como objetivo gerar ganhos no menor tempo possível.

Além disso, é uma ferramenta de estudo mais indicada para investidores experientes, pois é necessário entender sobre o comportamento do mercado para traduzir os gráficos e identificar boas oportunidades.

A análise técnica baseia-se em três princípios:

  • Os movimentos de mercado já descontam tudo;
  • Os preços se movem em tendência;
  • A história se repete.

Isso significa que, para os analistas técnicos, não é necessário saber as notícias que impactam o mercado, porque o movimento dos ativos já mostram isso, ou seja, eles já descontam tudo. 

Quem trabalha com essa ferramenta, também vê os preços como uma repetição de padrões.

Se o preço sobe, é sinal que a demanda está maior que a oferta. Se o preço cai, é porque a oferta está maior que a demanda. E esse movimento de demanda e oferta se repete de tempos em tempos nos gráficos.

É por isso que os analistas técnicos estudam o movimento dos preços no passado, para tentar prever o sobe e desce dos preços no futuro. 

O objetivo principal dos investidores que usam essa técnica é encontrar a tendência de uma ação, através da identificação do padrão de comportamento da oferta e demanda.

Existem três formas de analisar esse comportamento, através dos gráficos de linhas, das barras e dos candlesticks, cada um deles apresenta visualização e informações diferentes, o investidor escolher qual deles atende melhor ao seu objetivo.

Mas é importante ressaltar que essas ferramentas não trazem resultados garantidos. Não há uma forma de ter certeza sobre o desempenho de um ativo, são apenas especulações que podem ou não trazer um bom resultado.

É essencial que todo investidor que opte por ser trader e utilizar da análise técnica, tenha uma estratégia de gerenciamento de risco, para não perder todo seu patrimônio. 

Os analistas e traders utilizam diversas estratégias e indicadores para realizar suas operações. Portanto, olhar para um gráfico e entender o padrão apresentado não é o suficiente. 

É necessário estudar e entender sobre o mercado, estar em constante contato com canais que falam sobre o assunto, para assim, diminuir os riscos e obter melhores resultados.

Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo