O que é day trade?


Não, você não vai ficar rico fazendo absolutamente nada e sem risco nenhum. Pronto, agora nós podemos te explicar o que é e como funciona o day trade. 

Com a entrada de diversos investidores pessoas físicas no mercado financeiro, as buscas para entender o day trade atreladas ao “Como ficar rico operando na bolsa de valores” têm aumentado cada vez mais. 

Muitos tentam passar a ilusão de ganhos rápidos, porém trabalhar com day trade requer bastante dedicação.

Não estamos aqui para criticar quem faz esse tipo de operação, ou muito menos te intimidar a operar dessa forma ou não. Mas, o Yubb como sempre buscando passar conhecimento imparcial para o investidor vai esclarecer para você o que é o day trade e quais os riscos envolvidos.

Então arrasta para cima, aliás, continue lendo esse texto e aprenda de uma vez por todas o que é realmente o day trade.

Para não restar dúvidas vamos abordar neste artigo:

  • O que é o day trade?
  • Como funcionam as operações de day trade?
  • Principais riscos 
  • Tributação envolvida

O que é day trade?

Day trade é, basicamente, comprar e vender, ou vender e recomprar a mesma ação num único dia, iniciando e encerrando a operação no mesmo pregão.

O day trade é a estratégia de utilizar-se da variação da volatilidade do mercado no curto espaço de tempo do próprio dia em busca de lucro. 

Para tanto, o trader visa utilizar o tempo a seu favor. Mas, ainda que o mercado financeiro possua volatilidade, nem sempre a porcentagem de subida ou de queda do preço de uma ação pode compensar a operação. Por isso, diversos traders operam alavancados, ou seja, operam valores maiores do que o que possuem.

Como funciona o day trade?

Esse tipo de operação exige que seja feita certa análise de forma a não realizar uma especulação sem qualquer embasamento. 

Essas análises visam identificar tendências de movimento para entrada e saída nas operações. 

Você pode comprar uma ação mais barata no início o dia e lucrar com a venda desse ativo, ou ter prejuízo ao fim da operação. Ou também pode vender esse ativo mais caro e lucrar comprando ele mais barato posteriormente.

Existem diversas estratégias de análise para a realização de day trade. O investidor iniciante que deseja operar day trade deve buscar bastante conhecimento antes de iniciar qualquer operação. 

Uma forma de aumentar a exposição e, consequentemente, lucro é a utilização da alavancagem o que torna possível começar a operar sem possuir valores altos.

Isso é possível devido ao uso da margem de garantia, margem de atuação que a corretora libera de acordo com o valor que você possui na sua conta da corretora - ou ainda em ativos sobre custódia. 

Principais Riscos

Os principais riscos das operações de day trade estão relacionados a alta volatilidade do mercado e também a exposição de forma alavancada.

Como o mercado é bastante volátil, acertar o momento de encerrar a operação além de ser bastante difícil, em caso de erro pode custar bastante.

A operação alavancada, por sua vez, ainda que ofereça a possibilidade de uma ganho maior pode causar danos em proporções altíssimas ao patrimônio do trader.

Tributação envolvida

A tributação no day trade é de 20% sobre o lucro líquido, descontadas as taxas de corretagem. Caso tenha prejuízo durante o mês você pode fazer o abatimento desse prejuízo.

O recolhimento do imposto sobre ganho de capital é feito através de DARF, um boleto que você mesmo pode gerar e pagar para Receita Federal.

Para entender qual a melhor estratégia de investimentos para você acesse o Yubb e conheça os melhores caminhos para ganhar dinheiro com mercado financeiro!


Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo