🚀 Participe do maior movimento de multiplicação de capital do mercado financeiro.

Quero conhecer!

Como fazer long & short?

Basicamente, o long and short busca ganhar por meio da correlação entre a variação de preços de dois ativos. Nesse sentido, existe a ponta comprada e a ponta vendida da operação. Dessa forma, aposta-se na alta de um ativo e na baixa do outro ao mesmo tempo.

Confira a seguir como fazer essas operações.

Tipos de long and short

No mercado financeiro, existem diferentes formas de realizar long and short. Vejamos as mais utilizadas:

Intrasetorial

Essas operações buscam ganhar com a variação de preços de duas ações do mesmo setor.

Por exemplo, ao analisar ações de dois bancos, o investidor percebe que há uma grande diferença de preço entre elas sem justificativa. Dessa forma, ele procura aproveitar essa distorção, transacionando simultaneamente os dois papéis.

Intersetorial

Diferentemente da modalidade anterior, o long and short busca correlação entre empresas de setores diferentes. Por exemplo, ações de bancos e mineradoras.

Ações ON x ações PN

Esse é o tipo de long and short mais tradicional do mercado. isso porque ele é um dos que apresentam o menor risco para o investidor.

Nesse caso, os pares de ativos são operações da mesma empresa, sendo uma ordinária e a outra preferencial. Normalmente existe correlação negativa entre esses dois papéis, porém ela é baixa. Logo, essas operações não costumam ser muito rentáveis.

Controlada x controladora

Outro tipo de long and short com baixo risco é o entre ações de controladas e controladoras.

Algumas empresas listadas na bolsa também possuem controladas de capital aberto. Logo, também é possível fazer long and short com os seus papéis.

Basicamente, essas operações são uma variação da estratégia anterior. Por se tratar de títulos do mesmo conglomerado, os riscos são reduzidos, mas a volatilidade também acaba sendo menor. Por isso, não costumam ser muito rentáveis.

Como ganhar no long and short?

Como vimos, o ganho do investidor dependerá da correlação entre os dois ativos. Nesse sentido, os seguintes cenários permitirão o lucro:

  1. A ação comprada se valoriza mais do que a vendida.
  2. A ação vendida se desvaloriza.
  3. Ação comprada se valoriza e ação vendida se desvaloriza (é o melhor cenário, pois o investidor ganhará nas duas pontas)
  4. As duas ações caem, mas a ponta vendida cai mais do que a comprada.

Alavancagem no long and short

Uma das vantagens das operações long and short é a possibilidade de alavancagem. Ou seja, o investidor consegue movimentar valores bem superiores aos que possui. Dessa forma, as chances de lucros também são maiores.

A possibilidade de alavancagem e de ganhos em prazos curtos faz com que o long and short também seja bastante utilizado no day trade.

E então? O que achou das operações long and short? Quer saber mais sobre essa ou sobre outras estratégias? Deixe aqui os seus comentários!


Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo