After Market: como investir depois do pregão da bolsa?

Você sabia que é possível investir depois do horário regular da bolsa? Sim, o After Market permite isso, o que é bastante positivo para quem não conseguiu acessar durante o dia para fazer alguma operação.

É interessante dizer que bolsa de valores não possui somente um horário para todas as modalidades de investimento. Na verdade, há horários diferentes, dependendo da operação. Lá no final do artigo eu deixarei um link que dá acesso ao site da B3 para que você consiga acessar todas as informações.

O que é After Market?

After Market, traduzindo para o português de uma forma livre, seria algo como “depois do mercado”, nos dando uma ideia de continuidade. Ele permite que os investidores acessem a bolsa em um horário especial, digamos, pois isso acontece depois encerramento do pregão.

E isso é legal por dois motivos:

  • Permite o acesso aos investidores que não conseguiram fazer suas negociações durante o funcionamento normal;
  • Permite que os investidores façam alguns ajustes, caso não tenham conseguido fazê-los durante o funcionamento normal.

Que horas acontece o After Market?

Ele acontece depois do encerramento do pregão, e o tempo de negociação é bastante curto, então se você pretende fazer negociação nesse horário, fique atento para não deixar de aproveitar esse intervalo para operar de forma mais efetiva.

O encerramento do horário regular se dá às 17h. O After Market, então, terá sua pré-abertura que se inicia às 17h25 e vai até às 17h30. A pré-abertura permite que os investidores cancelem suas ordens caso estas não tenham sido executadas durante o período regular. Portanto, a pré-abertura não é quando, de fato, se iniciam as negociações.

Fechado o horário da pré-abertura, as negociações do After Market começam a acontecer, tendo início às 17h30 e encerramento às 18h.

Como você pode ver, o tempo é bastante curto.

Algumas regras importantes

Para negociar no After Market, além de se atentar aos horários, é importante que também entenda que há algumas restrições, ou seja, essas negociações têm algumas características diferentes do pregão regular.

Diferenças do After Market

  • Apenas ativos à vista são permitidos nas operações. Isso significa que você não consegue operar com derivativos;
  • Os ativos precisam ter sidos negociados na bolsa durante o horário regular;
  • Os ativos precisam pertencer às carteiras teóricas do Ibovespa e/ou do Índice Brasil (IBrX 100);
  • Os ativos negociados não poderão oscilar mais que 2%, seja para cima ou para baixo, em relação ao fechamento. Se isso acontecer, as operações não serão aceitas;
  • O limite máximo de negociação por CPF não deve ultrapassar R$ 900.000,00.

Embora existam essas restrições, não considero que elas inviabilizam as negociações. São observações fáceis de serem seguidas e não são limitantes ao ponto de impedir que negocie. Na verdade, são mecanismos que oferecem proteção ao investidor.

Bom, como você pode ver, o After Market atende os investidores que, por algum motivo, precisam negociar ou fazer ajustes depois do horário regular e, mesmo com algumas regrinhas, elas não se tornam empecilhos.

Então, se você precisa investir depois do encerramento do pregão, é só seguir os horários, entrar no seu home broker, enviar uma ordem e aguardar ela ser executada.

Se você quiser saber sobre todos os horários de funcionamento da B3, é só clicar aqui.

Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo