Quais são os ETFs listados na bolsa?

É comum investidores comentarem que uma das maneiras mais fáceis e tranquilas de investir na bolsa de valores seja através dos ETFs. Os “fundos de índice” realmente são portas de entrada para muitos investidores que chegam na renda variável sem muito conhecimento. 

Mas até mesmo quem conhece de ETF muitas vezes fica preso em 5 ou 6 que são mais conhecidos pelo público geral. Neste artigo o Yubb trouxa a lista completa dos ETFs listados na bolsa de valores brasileira para que você possa conhecer e quem sabe escolher algum para investir.

  • O que são ETFs e vantagens de investir nesses ativos?
  • Lista com TODOS ETFs listados na B3
  • Quais os principais ETFs?

O que são ETFs e vantagens de investir nesses ativos?

Os ETFs ou Exchange Traded Funds são fundos de gestão passiva negociados na bolsa de valores. Isso significa que são fundos em que o dinheiro aplicado é investido em uma carteira que tem por objetivo replicar o comportamento de um índice de referência.

Os índices de referência possuem uma carteira teórica de ativos que permite a comparação e análise de mercado.

Os ETFs são conhecidos pela sua praticidade: você consegue investir de forma simples, diversificada, com um preço acessível comprando um único ativo, e muitas vezes se expondo assim as variações do mercado.

Ainda existem poucas opções de ETF no mercado brasileiro, todavia esses ativos podem te expor de forma bastante diversificada, seja dentro de empresas, setores, países e até renda fixa. 

Lista dos ETFs listados na B3

Abaixo estão listados todos os ETFs que são negociados na B3, o segmento do ETF é caracterizado pelo conteúdo do seu índice de referência. 

Existem ETFs que a referência é o índice Ibovespa que representa as maiores empresas da bolsa brasileira, os que representam empresas boas pagadoras de dividendos, os que replicam carteiras teóricas das maiores empresas americanas e até mesmo ETFs que replicam carteiras de empresas referência em ESG.

Nome do ETF
Ticker
BB ETF IBOVESPA FUNDO DE ÍNDICE
BBOV
BB ETF S&P DIVIDENDOS BRASIL FUNDO DE ÍNDICE
BBSD
CAIXA ETF IBOVESPA FUNDO DE ÍNDICE
XBOV
ETF BRADESCO IBOVESPA FUNDO DE ÍNDICE
BOVB
BTG PACTUAL ESG FUNDO DE ÍNDICE S&P/B3 BRAZIL ES
ESGB
ISHARES S&P 500 FDO INV COTAS FDO ÍNDICE
IVVB
ISHARES IBOVESPA FUNDO DE ÍNDICE
BOVA
ISHARES IBRX - ÍNDICE BRASIL (IBRX-100) FDO ÍNDICE
BRAX
ISHARES ÍNDICE CARBONO EFIC. (ICO2) BRASIL-FDO ÍND
ECOO
ISHARES BM&FBOVESPA SMALL CAP FUNDO DE ÍNDICE
SMAL
IT NOW IBOVESPA FUNDO DE ÍNDICE
BOVV
IT NOW IDIV FUNDO DE ÍNDICE
DIVO
IT NOW IFNC FUNDO DE ÍNDICE
FIND
IT NOW IGCT FUNDO DE ÍNDICE
GOVE
IT NOW IMAT FUNDO DE ÍNDICE
MATB
IT NOW ISE FUNDO DE ÍNDICE
ISUS
IT NOW PIBB IBRX-50 - FUNDO DE ÍNDICE
PIBB
IT NOW SMALL FDO ÍNDICE
SMAC
IT NOW S&P 500 TRN FUNDO DE INDICE
SPXI

Dados de novembro/2020

Quais os principais ETFs?

Mesmo não existindo uma grande quantidade de fundos de índice existem dentre os ETFs negociados aqueles mais famosos, mais comentados e com volume de negociações maior.

Vamos citar a seguir fundos de segmentos diferentes para que você conheça:

IVVB11

Esse ETF é o mais falado quando se busca exposição no exterior. O IVVB11 fundo administrado pela Blackrock que busca replicar o índice S&P 500 em reais, de forma a representar as 500 maiores empresas americanas.

SMAL11

Outro ETF gerido pela Blackrock o SMAL11 tem foco em small caps. É uma forma de investir nas empresas menores da bolsa de forma bastante diversificada - composta por 98 ativos.

DIVO11

Esse é o ETF das empresas pagadoras de dividendos. As ações que compõem o índice de referência são as que possuem os maiores dividend yield. Investir neste ETF pode parecer confuso já que ETFs não pagam dividendos, porém, a valorização dessas empresas tende a ser proporcional ao desempenho que também provoca a distribuição de dividendos.

BOVA11

Um ETF que resume a bolsa brasileira. O BOVA11 possui com índice de referência o Ibovespa que reflete o desempenho das mais importantes ações brasileiras. Dessa forma sua performance está atrelada a performance da bolsa.

ESGB11

Um fundo de índice para quem quer investir na temática mais falada do momento. o ESGB11 possui referência no índice S&P Brazil ESG que utiliza as práticas ambientais, sociais e de governança para selecionar empresas brasileiras para sua carteira.

E ai? se interessou por investir em ETFs? Não fique só nos mais comentados aproveite nossa lista e pesquisa qual ETF faz mais sentido para seu racional de investidor!

Conte com nossos conteúdos para ajudar nos seus investimentos, acompanhe a gente de pertinho como a gente acompanha os investimentos!

Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo