Vale a pena investir em um fundo de pensão?

Investir em um fundo de pensão é uma forma de complementar a aposentadoria do INSS e garantir uma folga para as finanças no futuro.

No entanto, para saber se esses investimentos valem a pena, é preciso conhecer as suas características e avaliar se estão de acordo com o perfil e expectativas financeiras de cada investidor.

Você conhece os fundos de pensão? Continue a leitura, e descubra se eles podem ser uma boa opção para complementar a sua renda na aposentadoria!

O que é um fundo de pensão?

O fundo de pensão é um fundo fechado de previdência complementar. Isso significa que esse investimento não é aberto ao público em geral, mas restrito a investidores específicos.

Na prática, esse tipo de fundo pode ser oferecido por empresas, associações, entidades de classes e cooperativas. Nos fundos de pensão, a oferta da previdência não pode visar lucro.

Como funcionam esses fundos

De forma geral, nos fundos de pensão, há contribuição do empregado e, também, do empregador. Normalmente, ambos contribuem com o mesmo valor, porém isso não é regra.

Em relação ao tipo de contribuição, esses fundos podem ser de três formas:

Benefício definido

Nessa modalidade, o benefício é determinado entre as partes (empregador e empregado) no momento da assinatura do contrato. Porém, é possível que ocorram variações nos valores das contribuições, pois elas poderão ser ajustadas ao longo do tempo.

Contribuição definida

Já no caso da contribuição definida, as parcelas a serem pagas são fixas durante todo o período da contribuição. Nesse caso, o investidor só conhecerá o valor do benefício no momento que for concedida a aposentadoria e ele puder sacar os recursos.

Contribuição variável

Por sua vez, os fundos de contribuição variável misturam as duas formas anteriores. Todos os aspectos desses planos estão detalhadamente explicados nos respectivos regulamentos. Portanto, é importante lê-los com atenção.

Outra característica dessa espécie de contribuição é o fato de poderem oferecer benefícios para algumas situações não previstas, como doença, invalidez ou morte.

Vale a pena investir em um fundo de pensão?

Como todos os investimentos, esses fundos também apresentam vantagens e desvantagens para o investidor.

Um dos pontos positivos dos fundos de pensão é o fato de as suas taxas de administração normalmente serem menores se comparadas a outros fundos. Isso porque eles não têm fins lucrativos, logo o objetivo não é remunerar os serviços de nenhuma instituição financeira.

Outra vantagem é a possibilidade de os cotistas poderem optar por uma das três modalidades que vimos anteriormente. Por fim, investir em um fundo de pensão é uma forma mais fácil de exercitar a disciplina nas finanças, já que as contribuições já vêm descontadas na folha de pagamento.

Por outro lado, a principal desvantagem de um fundo de pensão é a empresa quebrar ou sofrer alguma fraude e não honrar com o pagamento do benefício aos funcionários. Esses casos não são comuns, mas existem alguns registros, inclusive em fundos de algumas estatais.

Você já está pensando na sua previdência e quer saber mais sobre planos privados de aposentadoria? Então, dê uma olhada nos artigos abaixo!

Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo