Rentabilidade negativa no fundo DI: por que isso acontece?

O Fundo DI é um dos investimentos mais conservadores do mercado, visto que sua premissa é investir em títulos de baixíssimo risco de crédito, como por exemplo, títulos públicos federais, além de possuírem bastante liquidez.

Mas, você sabia que é possível que o fundo DI fique com rentabilidade negativa?

Nessa hora, você deve estar pensando: “Se o fundo DI, que é um dos mais conservadores, pode ficar com rentabilidade negativa, então ele não é conservador”.

É sim, Yubber. Calma aí que eu já te explico como e porque isso acontece. Vem comigo!

Características de um fundo DI

Para entender o motivo de um fundo DI ter rentabilidade negativa, eu preciso que você entenda, primeiro, algumas características básicas dele. Dessa forma, o entendimento ficará muito mais fácil.

Para o fundo ser considerado DI, ele precisa ter, pelo menos, 95% do seu patrimônio em títulos públicos federais atrelados à taxa Selic.

O risco, apesar de existir, é baixo. Isso porque boa parte do patrimônio líquido do fundo é investido em títulos públicos federais, além de a maioria possuir liquidez diária.

Por que o fundo DI pode ficar negativo?

Bom, como você leu no tópico anterior, a maior parte do patrimônio líquido de um fundo DI está concentrado em títulos públicos e, a maioria desses títulos diz respeito ao Tesouro Selic, ou antigaLFT, como alguns preferem chamar.

O Tesouro Selic pode sofrer algumas marcações a mercado, embora não seja tão comum como nos títulos pré-fixados.

Você deve saber que, cada vez que for negociar uma cota de um fundo de investimento, seja essa negociação de compra ou de venda, haverá um determinado valor.

Esse preço das cotas vai derivar da valorização ou desvalorização dos ativos que compõem a carteira do fundo. Faz sentido?

Todos os dias, independente se o fundo negociar os títulos ou não, ele vai atualizar o seu patrimônio líquido pelos preços de mercado, e repito: isso é feito diariamente!

Essa atualização diária pode fazer com que sua cota se valorize ou desvalorize. Mas lembre-se, Yubber, em fundo DI, a volatilidade não é uma característica forte, por isso ele é considerado conservador.

Acontece que, por vezes, os títulos que compõem o fundo (lembrando: Tesouro Selic, em sua grande maioria) podem, por uma série de motivos, ter uma oferta maior que a demanda, fazendo com que sejam negociados com um deságio.

Se você quer entender o motivo de o Tesouro Selic poder apresentar rentabilidade negativa, temos um artigo muito interessante, Yubber. Clique AQUI para acessá-lo!

Devo vender minhas cotas quando isso acontecer?

Então, Yubber, a não ser que você precise do dinheiro com muita urgência, eu não venderia. Digo isso porque pelo fato de ser um fundo conservador e ter a maior parte do seu patrimônio alocado em Tesouro Selic, ele tende a se ajustar rapidamente.

Logo, se você passar por situação assim, aconselho que não tome uma decisão precipitada, pois caso se desfaça de suas cotas, tendo elas valor menor do que quando as comprou, você realizará prejuízo.

E aí, Yubber, esse artigo te ajudou a entender como funciona?


Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo