🚀 Participe do maior movimento de multiplicação de capital do mercado financeiro.

Quero conhecer!

Quanto custa abrir conta em um banco digital?

Os bancos digitais surgiram com a ideia de simplificar e diminuir as taxas de cobrança do setor bancário. Por conta disso, quase todos os bancos digitais não cobram nada para abertura de conta e nem para sua manutenção. Além disso, a maioria não tem anuidade para seus cartões de crédito, nem tarifas relacionadas a saques e transferências.

É uma realidade totalmente diferente dos bancos tradicionais: embora não cobrem pela abertura de contas, eles exigem presença física do cliente nas lojas, bem como a apresentação de documentos e comprovantes de residência impressos.

Os bancos digitais surgem com uma proposta totalmente diferente: o cliente pode resolver tudo na hora que quiser e de onde estiver, usando apenas o celular ou um computador conectado à internet.

O processo de abertura é feito de forma virtual onde os dados pessoais, documentos e comprovantes são enviados via internet. A partir desse primeiro cadastro, as instituições costumam cruzar as informações com um banco de dados nacional sobre crédito. Depois de aprovado, o cliente já recebe em e-mail quais os próximos passos para movimentar a conta.

Todo procedimento pode demorar horas ou dias - depende de cada banco -, mas em comparação ao método presencial, é tudo mais rápido e cômodo que anteriormente. Isso porque não é necessário mais perder um dia de trabalho para resolver suas pendências bancárias no horário reduzido dessas instituições.

Com todo crescimento desse mercado, os bancos tradicionais começaram a melhorar seu atendimento virtual. Alguns até criaram plataformas próprias para esse tipo de serviço. Outros desenvolveram novos bancos, com nomes diferentes para que as pessoas não associassem os nomes e acreditassem nesse novo formato como um serviço parecido com os bancos digitais independentes. Esse é o caso do Next, que é o banco digital do Itaú.

O maior banco digital em operação no Brasil é o Nubank e atualmente conta com 25 milhões de clientes. Dados até o meio de 2020 apontam que ele já é a 6ª maior instituição bancária do país, ficando atrás apenas dos grandes Bradesco, Caixa Econômica, Itaú, Banco do Brasil e Santander.

Como abrir uma conta digital?

Como já citamos, os procedimentos são muito mais simples do que nos bancos tradicionais. Geralmente, as exigências são documentos pessoais (CPF, RG ou CNH) e comprovante de residência para envio do cartão. Normalmente, é necessário também fazer uma selfie de autenticação.

Após o envio, o banco faz uma consulta de crédito de acordo com as informações passadas pelos clientes. A aprovação pode demorar minutos, horas ou dias - varia de acordo com cada instituição.

Depois de aprovado, o cliente recebe em seu e-mail ou celular todos os passos para começar a movimentar sua conta. Tudo é feito por meio do site ou do aplicativo da instituição: movimentações, faturas, pagamentos, depósitos, atendimento e outros serviços.

As características dos serviços variam de acordo com os bancos. De forma resumida, as taxas e facilidades são bem mais vantajosas que os bancos tradicionais. Em julho de 2020, o site sobre tecnologia da Globo.com fez uma tabela comparando os serviços e custos oferecidos pelas principais instituições bancárias digitais. Se quiser saber mais, clique aqui.

Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo