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Open banking: o que é e como funciona?

O open banking é outra novidade que, assim como o Pix, vem com a promessa de melhorar a experiência dos usuários. Além disso, ele trará mais opções de produtos financeiros, redução de custos e transparência nas informações financeiras.

Neste artigo, entenda o que é o open banking, e saiba como essa tecnologia contribuirá para revolucionar o sistema financeiro brasileiro.

O que é open banking?

Basicamente, o open banking é um conjunto de procedimentos que possibilitará o compartilhamento de informações de clientes entre as instituições financeiras. Para isso, essas instituições devem ter sistemas de tecnologia integrados.

No entanto, essas informações somente poderão ser compartilhadas com a autorização do cliente. Ele próprio, conforme o seu interesse, pedirá a essas instituições que compartilhem entre si os seus dados.

O open banking já existe em outros países. O primeiro a adotar um sistema semelhante foi o Reino Unido, em 2018. Depois disso, Austrália e Índia já se movimentaram em direção dessa tecnologia, e países como EUA, Canadá e Rússia também avaliam a utilização desse sistema.

Quais as vantagens do open banking?

Com o open banking, o cliente dispõe de suas informações cadastrais e financeiras da forma que quiser. Desde dados pessoais básicos, como nome, CPF, RG, até informações sobre produtos contratados, como aplicações e financiamentos, tudo estará disponível mediante a solicitação do interessado.

Por exemplo, se o cliente utiliza um aplicativo para gerenciamento dos seus gastos, ele pode permitir que esse aplicativo se conecte ao sistema dos bancos. Dessa forma, as informações sobre as suas finanças serão alimentadas automaticamente.

Também há outras situações nas quais o open banking pode ajudar o cliente. Pense na seguinte situação: uma pessoa que já tem um relacionamento longo com uma instituição decide solicitar empréstimo em um novo banco. Como esse cliente não possui ainda um histórico, as chances de aprovação do crédito acabam sendo mais limitadas.

No entanto, com o compartilhamento de informações do open banking, o novo banco pode ter acesso ao histórico de pagador desse cliente, e isso poderá ajudar na aprovação do financiamento.

Como o open banking será implementado?

O projeto prevê quatro fases:

Fase 1

Prevista para até primeiro de fevereiro de 2021. Nessa fase as instituições compartilharão entre si as informações sobre os seus produtos e taxas praticadas. Nesse momento o cliente ainda não participa.

Fase 2

Prevista para 15 de julho de 2021. Agora as instituições já podem compartilhar entre si as informações dos clientes, sempre com o seu consentimento.

Fase 3

Prevista para 30 de agosto de 2021. Aqui iniciam as transações de pagamento (inclusive por WhatsApp) e o compartilhamento do histórico de crédito dos clientes.

Fase 4

Prevista para 15 de dezembro de 2021. Nessa última fase, pode-se compartilhar dados de operações de câmbio e diversos produtos como investimentos, seguros, previdência privada, entre outros.

Conclusão

Com o poder de compartilhar os seus dados, será bem mais fácil para o cliente abrir conta e manter relacionamento com a instituição financeira que desejar. Essa autonomia fará com que os bancos fiquem mais atentos às necessidades do consumidor e disputem mais a sua atenção. Logo, é esperado que aumentem as vantagens oferecidas aos clientes.

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