🚀 Participe do maior movimento de multiplicação de capital do mercado financeiro.

Quero conhecer!

4 dicas para operar alavancado

Se você já investe na bolsa de valores, ou se acompanha o mercado financeiro, possivelmente já tenha ouvido sobre operar alavancado.

Essa técnica visa maximizar os ganhos dos investimentos. Na prática, quando um investidor opera alavancado, significa que ele está utilizando mais dinheiro do que possui. Ou seja, a alavancagem é uma espécie de endividamento que o investidor contrai para obter melhores resultados.

Porém, assim como possibilita maiores ganhos, a alavancagem também potencializa os riscos das operações. Neste artigo, daremos quatro dicas sobre como operar alavancado. Mas antes disso, falaremos sobre conceitos importantes em relação ao tema. Continue a leitura e confira!

Para começar, o que é alavancagem?

A própria palavra já nos dá uma ideia sobre o propósito dessa técnica. Quando se utiliza uma alavanca, a intenção é intensificar a força, o impulso sobre determinado objeto, certo? É exatamente isso que a alavancagem faz com o dinheiro. Ou seja, ao utilizarmos algumas estratégias, podemos potencializar os resultados financeiros dos negócios.

Como funciona a alavancagem?

Para entendermos a alavancagem na prática, veremos agora algumas formas de sua utilização no mercado financeiro. Acompanhe!

Day trade

Essa é a forma mais comum de alavancagem utilizada pelos traders. O day trade busca obter lucro com operações de curtíssimo prazo. Como essas operações começam e terminam no mesmo dia, o trader pode realizá-las alavancado. Isso significa que não é preciso ter o dinheiro disponível para a compra das ações, e sim somente o valor necessário para cobrir a diferença de preços do título no dia.

Saiba mais sobre o day trade neste artigo. 

Mercado futuro

Na bolsa de valores, o mercado futuro é o ambiente onde são negociados os contratos futuros. Esses contratos, que envolvem commodities, câmbio e índices também podem ter alavancagem.

Isso significa que o investidor não precisa ter todo o valor desses contratos para montar uma posição. Basta que disponibilize uma margem de garantia, que pode ser um depósito ou mesmo aplicações como CDB ou Tesouro Direto, por exemplo.

O valor da margem de garantia exigida depende de cada corretora. Normalmente, ela é exigida no início da operação. Porém, dependendo do risco no decorrer do contrato, o investidor poderá ser obrigado a cumprir uma chamada de margem, ou seja, um aporte à margem de garantia.

Clique aqui e saiba mais sobre os contratos futuros.

Fundos de investimento

Existem alguns fundos de investimento que utilizam alavancagem para potencializar a rentabilidade dos cotistas. Isso significa que, assim como o investidor pessoa física, esses fundos também trabalharão com recursos superiores ao seu patrimônio.

Para isso, esses fundos montam estratégias com ações, minicontratos, derivativos, entre outros instrumentos. Os fundos multimercado são um exemplo de fundos de investimento que operam com alavancagem.

Venda a descoberto

Também chamada de short selling, a venda a descoberto acontece quando o investidor vende ativos que não são seus para recomprá-los com lucro. Nesse sentido, a compra e a venda do ativo podem acontecer no mesmo dia ou em datas distintas.

No caso de ações, por exemplo, caso o investidor não realize a venda no mesmo dia da compra, ele deverá fazer o aluguel de ações. Para o vendedor, a operação é mais uma forma de lucrar com as ações. Já para o comprador, é uma maneira de investir no mercado acionário com menos recursos do que propriamente adquirindo esses títulos.

Neste artigo, entenda como funciona o aluguel de ações.

Dicas para operar alavancado

Considerando tudo o que vimos até o momento, nós separamos quatro dicas para que você possa operar alavancado de forma menos arriscada. Confira!

Saiba se a alavancagem é compatível com o seu perfil de investidor

A alavancagem envolve riscos que, muitas vezes, podem levar à perda total do patrimônio. Por isso, essas operações são indicadas para o perfil de investidor mais agressivo. Logo, somente considere operar alavancado se você tiver forte tolerância ao risco e, acima de tudo, se já tiver garantido a sua reserva de emergência.

Tenha conhecimento sobre o mercado financeiro

A alavancagem também requer conhecimento e experiência em operações com ações e instrumentos mais sofisticados, como derivativos, por exemplo. Além de complexas, essas operações exigem resposta rápida do investidor (ou trader), por causa da volatilidade do mercado. Um movimento não percebido, ou uma ordem fora do tempo certo podem ocasionar prejuízos ao patrimônio.

Certifique-se sobre os custos das operações

Antes de decidir operar alavancado, é fundamental que você tenha ciência dos custos totais da operação. Como vimos, no day trade você só precisa desembolsar a diferença entre a compra e a venda do ativo. Já no mercado futuro, é necessário margem de garantia, que varia conforme cada instituição financeira e tipo de operação.

Além disso, é preciso lembrar sempre que algumas operações com alavancagem podem levar à perda total do patrimônio investido. Isso também deve ser computado no custo total de operar alavancado.

Comece aos poucos, e saiba a hora de parar!

Em momentos de alta do mercado, é comum ocorrer uma certa euforia, o que leva muitos investidores a aumentarem as suas apostas acima da sua capacidade.

Quando utilizada adequadamente, a alavancagem pode proporcionar bons resultados. Porém, sempre é necessário sempre lembrar de que, quanto mais alavancado você estiver, maiores também serão as suas chances de prejuízo. Por isso, se você já tiver certa experiência como investidor e decidir usar essa estratégia, utilize a alavancagem de forma moderada e nunca por muito tempo. Essa é uma dica unânime de quem costuma operar alavancado.

Deu para entender como funciona a alavancagem? Mande para nós as suas perguntas ou comentários!


Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo