🚀 Participe do maior movimento de multiplicação de capital do mercado financeiro.

Quero conhecer!

Qual é a função do fluxo cambial para a economia?

A situação econômica de um país se dá por uma série de fatores. E um dos fatores mais importantes, no que diz respeito às importações e exportações, é o fluxo cambial.

O fluxo cambial é um grande direcionador para tomadas de decisões de investidores, tanto para quem quer investir fora, quanto para os estrangeiros que querem investir no Brasil.

O que é o fluxo cambial?

Fluxo cambial é o saldo das operações da balança comercial de um país, e vai mostrar a diferença entre o volume de divisas externas que entram, com relação ao volume que sai do país.

O cálculo do fluxo cambial se dá através do saldo do fluxo cambial financeiro e fluxo cambial comercial.

O fluxo cambial financeiro tem relação com o mercado de capitais. Ele está vinculado a ocorrência de investimentos em títulos, investimentos estrangeiros diretos, remessa de dividendos e lucros ao exterior, entre outros.

Então, quando um investidor estrangeiro compra ações de empresas na B3, ele está trazendo dólares para dentro do país. O mesmo acontece quando um investidor brasileiro compra ações de empresas no exterior.

Já o fluxo cambial comercial representa as operações de câmbio relacionadas às importações e exportações de produtos e serviços. Sendo assim, quando as exportações são maiores que as importações, temos um fluxo cambial positivo, pois entraram mais dólares no país do que saíram.

Quando, porém, acontece o oposto podemos dizer que o fluxo cambial comercial é negativo, pois neste caso, saíram mais dólares do país do que entraram.

Ao final de cada mês, o Banco Central divulga o balanço de pagamentos e demonstra as relações financeiras e monetárias do país.

Como existem diversos tipos de moedas no mundo, o Banco Central converte todo o fluxo em dólares norte-americanos, e isso é feito desde o ano de 1982, onde teve início a série histórica.

É importante destacar que o Banco Central pode colocar e retirar dólares da economia, sempre que julgar necessário. Ele pode fazer isso, por exemplo, para controlar a inflação, para conter a variação exagerada do câmbio, etc.

Fluxo cambial e sua relação com a economia

Quando o fluxo cambial está positivo é sinal que o país está economicamente estável. Aumentando o ingresso de moeda norte-americana no país, o valor do dólar cai. Isso gera impactos em diversos fatores como no turismo, no preço do combustível, no valor dos produtos, na taxa de juros, entre outros.

Ainda, o fluxo positivo contribui para tornar o país mais atrativo, gerando um movimento de injeção de dinheiro no país, já que uma economia estável é atraente para os investidores internacionais.

Fluxo cambial e sua relação com os investimentos

Como o fluxo cambial está relacionado à entrada e saída de moeda de um país, é natural que suas variações impacte diretamente em investimentos influenciados pela variação de moedas estrangeiras. Por isso, saber como analisar o fluxo cambial é importante para os investidores que desejam comprar ações no exterior.

A estratégia de composição de uma carteira de investimentos deve ser desenvolvida com foco da diversificação. Por isso muitos investidores brasileiros estão ampliando os horizontes de investimentos e dando início a compra de produtos financeiros fora do país.

Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo