Taxa de juros: como a Selic influencia na economia?

Selic é uma abreviação de Sistema Especial de Liquidação de Custódia. É um sistema eletrônico utilizado pelo governo, sob gestão do Banco Central. A principal função da taxa Selic é controlar a emissão ou a negociação de títulos, que são emitidos pelo governo para arrecadar dinheiro. 

É basicamente emprestar dinheiro ao governo, no qual ele te paga juros de volta. Os bancos são os que mais compram estes títulos, porém eles precisam definir uma porcentagem de todos os seus depósitos em uma conta feita no Banco Central. Essa regra tem como objetivo controlar o dinheiro em circulação, impedindo que haja um aumento da inflação.

A taxa de juros Selic é definida a cada 45 dias pelo COPOM (Comitê de Política Monetária), totalizando 8 encontros anuais.

Taxa Selic: consumo e emprego

A selic está atrelada ao chamado custo do dinheiro, pois uma vez que a taxa está baixa, o consumo da população tem uma tendência a aumentar. Isso porque a oferta de crédito fica mais barata, estimulando as pessoas a comprarem mais.

Devido ao aumento do consumo, a demanda pode acabar superando a oferta, fazendo com que isso gere inflação. E para conter os efeitos negativos da inflação, o mecanismo utilizado é aumentar a taxa Selic.

Entretanto, aumentando a Selic, o custo do dinheiro fica mais caro e a oferta de crédito também, gerando um efeito manada na população de controle de gastos, o que reduz a demanda.

A economia então acaba se esfriando, ocorrendo uma diminuição nos preços dos produtos e dos serviços, o que faz a inflação diminuir.

Por outro lado, no que tange o aumento ou diminuição do emprego no país, a taxa Selic tem papel muito importante. Quando ela está elevada e a economia sofre uma refração, as empresas passam por um momento mais delicado de corte de custos, o que gera demissão de funcionários e um aumento de desemprego.

Já quando a taxa está baixa e a economia começa a se aquecer, as empresas possuem um ambiente muito mais propício para expandir seus negócios, gerando assim, diversas oportunidades de emprego.

O que a taxa Selic indica sobre a economia?

A taxa Selic possui uma relação direta com os momentos tanto de crise, quanto de fartura na economia. A Selic alta representa momentos mais sombrios da economia, mas a Selic baixa indica momentos de aquecimento e crescimento da economia.

Por isso é importante se educar financeiramente ao longo da vida, realizando escolhas saudáveis de investimento. Com isso, as dívidas não atrapalham sua caminhada como investidor e você estará preparado para as crises, fazendo elas virarem oportunidades e para que a Selic não influencie negativamente seus rendimentos.

Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo