🚀 Participe do maior movimento de multiplicação de capital do mercado financeiro.

Quero conhecer!

Qual é a diferença entre o valor e o preço de uma ação?

A bolsa de valores é um ambiente de negociações, e por isso temos os preços dos ativos em constantes oscilações, sejam elas grandes ou pequenas. Todavia, investir muitas vezes envolve ainda uma questão maior do que os números que estão sendo negociados, aí que entra o valor.

Um termo reflete o momento, o outro reflete a performance, todavia, ambos são importantes para que seu investimento tenha consistência.

Existe ainda muita discussão quanto às diferenças entre esses conceitos, todavia é certo que ambos são importantíssimos no mercado financeiro e podem lhe ajudar a formar sua estratégia.

Para você ter sucesso com investimentos é essencial entender a diferença entre preço e valor, assim você conseguirá fazer com que seu dinheiro se multiplique apenas aplicando esse conceito.

Diferenças entre preço e valor de uma ação

O modo como o dinheiro e os bens, principalmente os ativos financeiros, se relacionam é algo muito importante de se entender. Diariamente realizamos várias negociações e nem sempre estamos atentos ao que nos leva a trocar dinheiro por algo de nosso desejo.

No mercado financeiro vemos a importância desses dois conceitos de forma bastante prática, em como ganhar dinheiro. 

Nas estratégias com foco no longo prazo, a diferença entre valor e preço é essencial para determinar uma compra ou a venda de um ativo.

Resumir a diferença entre valor e preço pode parecer difícil, porém é simples. Warren Buffet um dos maiores investidores de todos os tempos definiu da seguinte forma:

“Preço é o que você paga, valor é o que você leva”

De forma menos abstrata, o preço está relacionado com o montante de dinheiro necessário para você adquirir algo naquele momento específico. 

Nos investimentos, o preço é quanto alguém está disposto a pagar por um ativo em um certo momento, variando conforme oferta e demanda e sendo influenciado por diversos fatores. Alguns desses fatores inclusive pouco se relacionam diretamente com o ativo, mas o impactam de qualquer forma.

Já o valor diz respeito ao que aquele ativo pode lhe proporcionar, isso pode ser no curto, médio ou longo prazo. Enquanto o preço é uma variável bastante volátil o valor de algo está mais ligado a sua essência, a sua performance. Dessa forma, o preço de um ativo não necessariamente está ligado ao seu valor.

Quando falamos de ações, os preços variam conforme oferta e demanda dentro do mercado. 

Já o valor diz respeito ao que a empresa por trás daquele “papel” pode lhe oferecer. Quais os retornos que a empresa irá te proporcionar por você pagar o preço de se tornar acionista, por se tornar dono de uma pequena parte dela. Sejam esses retornos a valorização do preço ou a distribuição de proventos.

Existem várias formas de uma empresa agregar valor, seja pela qualidade de seu serviço ou produto, ou ainda pelo tamanho de seu patrimônio.

Por que compreender a diferença entre preço e valor?

A diferença de valor e preço é muito importante para propiciar bons negócios nos investimentos. Compreender esses conceitos permitem que você ganhe comprando um ativo que vale mais por um preço menor em momentos de depreciação. 

Comprar uma ação de uma empresa boa de forma barata é o modo pelo qual muitos investidores do value investing fizeram fortuna.

Seja por a empresa apresentar bons resultados a um pequeno custo ou ainda por grandes valorizações futuras dos preços devido a valor agregado que não estava precificado e que multiplicaram patrimônio de investidores.

Entendeu a diferença desses conceitos no investimento em ações? Já é capaz de utilizá-los para investir melhor? Então não deixe de usar nosso buscador de investimento para encontrar boas opções na hora de aplicar seu conhecimento.

Se ainda é capaz de melhorar sua performance, conheça nossos conteúdos de educação financeira!


Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo