Valor Presente Líquido (VPL): entenda esse indicador

Muitos projetos são iniciados porém não trazem o retorno esperado por falhas no planejamento, com os investimentos não é diferente. Quem pretende investir deve se planejar e para isso é importante estudar o quanto o caixa será impactado ou beneficiado por um projeto.

No mercado financeiro já é comum o uso de um indicador de viabilidade de projetos para fazer a análise de qual será o possível lucro baseado no investimento, esse indicador é o VPL - Valor Presente Líquido, vamos estender como ele funciona.

O que é o VPL - Valor Presente Líquido?

O Valor Presente Líquido -  VPL também conhecido como valor líquido atual é um indicador de gerenciamento de projetos que tem por objetivo trazer para o presente todo o fluxo de caixa de entradas e saídas de recursos para que seja possível perceber a diferença entre o valor presente do fluxo de caixa e o valor de investimento inicial.

Assim, o Valor Presente Líquido é muito importante para fazer a estimativa de agregação de valor em um projeto após um certo investimento, isso porque ele vai além do dinheiro aplicado considerando ainda a observação da dinâmica do valor do dinheiro no tempo. Fazendo com que o VPL estime um retorno real de um investimento.

Dinâmica do valor do dinheiro no tempo

Para compreender bem o Valor Presente Líquido é necessário entender que o dinheiro perde seu poder de compra, ou seja, seu valor ao longo do tempo. 

O que você possui hoje de dinheiro, pode ser investido e trazer um lucro no futuro, porém a mesma quantidade de dinheiro se recebida no futuro não terá o mesmo poder de compra, o que significa que estará valendo menos.

Assim, um investimento para ser realmente rentável deve compensar a perda de valor do dinheiro no tempo.

Como funciona o VPL?

O VPL leva em consideração a dinâmica do valor do dinheiro no tempo, dessa forma para conseguir ajustar o risco nessa dinâmica é necessário que seja descontado o fluxo de caixa no período.

A fórmula para calcular o VPL é considerada complexa devido a sua capacidade de previsão:

VPL= n=1n=NFct(1+i)n

Calma, não se assuste com a fórmula, o cálculo é facilmente realizado de forma eletrônica - inclusive através de uma fórmula de EXCEL, a “VPL” ou a “XVPL” - porém é importante compreender sua formação.

FC - representa o fluxo de caixa

t - o momento do fluxo de caixa

i - a Taxa Mínima de Atratividade

n - período de tempo

Após a definição do fluxo de caixa e definição da taxa mínima de atratividade é calculado o valor presente de cada fluxo e depois soma-se todos os valores.

O resultado é o valor do VPL, para analisá-lo basta saber que:

Quanto maior o VPL maior é a rentabilidade, quanto menor o VPL maior é o prejuízo, se ficar próximo ou igual a zero o projeto tem uma rentabilidade “neutra”.

Uso do VPL na hora de investir

O VPL pode ser usado para verificar a rentabilidade de um investimento. Porém, existem outros indicadores que podem entregar resultados parecidos de forma menos complexa para o investidor iniciante. Quem possui uma bagagem maior nos investimentos deve experimentar calcular o VPL para averiguar se um investimento trará o retorno esperado a sua carteira.

Confira mais conteúdos de investimentos e educação financeira no Yubb, temos diversos materiais gratuitos que vão te ajudar a investir melhor.


Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo