🚀 Participe do maior movimento de multiplicação de capital do mercado financeiro.

Quero conhecer!

Prospecto Preliminar: o que é e para que serve?

Se uma empresa decide colocar um certo número de títulos e valores mobiliários para venda, junto ao público, é necessário que uma instituição faça a intermediação, levando ao mercado o prospecto preliminar.

Mas, o que é e para que serve o prospecto preliminar?

O prospecto preliminar é um documento da oferta pública, seja ela primária ou secundária, que contém uma série de informações sobre o processo de colocação de títulos e valores mobiliários.

A instituição responsável irá levar esse documento com a intenção, basicamente, de dizer ao mercado: “Olha, mercado, a oferta da empresa X ainda está sob análise da CVM (Comissão de Valores Mobiliários), mas essas são as características e informações sobre essa oferta. Leia-o atentamente”.

Um prospecto preliminar costuma ser bastante extenso, com muita informação. Algumas delas são, por exemplo:

  • Cronograma;
  • Regras da oferta;
  • Preço por ação;
  • Composição do capital social;
  • Prazos da oferta.
  • Informações sobre a companhia.

Existem muitos outros pontos relevantes que compõem o prospecto, eu quis citar somente alguns para você ter uma breve noção.

Ao se interessar por uma oferta pública, é importante que se leia o prospecto, isso porque no documento há várias informações fundamentais que vão ajudar o investidor a tomar decisões.

Lembra que eu disse ali em cima que a instituição intermediadora vai levar o prospecto ao mercado a fim de fornecer informações? E disse, ainda, que nesse processo, a oferta da empresa estará sob análise da CVM?

Pois é. Pensa comigo: o significado da palavra preliminar é, basicamente, algo que antecede. Se a instituição está levando um documento preliminar ao mercado, significa que ele está antecedendo alguma coisa.

E é exatamente isso. Após a aprovação da oferta por parte da CVM, a empresa vai elaborar um outro prospecto, mas com o nome de prospecto definitivo.

Diferença entre oferta pública primária e secundária

No início do artigo eu disse que o prospecto preliminar é um documento de oferta pública, seja ela primária ou secundária, mas você sabe o que significa cada uma?

Oferta pública primária é quando a empresa emite novas ações no mercado, e os valores levantados vão para o caixa da empresa.

Já a oferta pública secundária é quando um determinado investidor, com participação relevante na empresa, por algum motivo quer se desfazer de sua posição, e para isso ele vende essas ações para outros investidores.

Nesse caso, o dinheiro levantado pela venda das ações vai para o investidor, e não para o caixa da empresa.

Yubber, outra informação interessante de dizer é que, quando a empresa emite ações pela primeira vez no mercado, ela passa por um processo chamado IPO (Initial Public Offering), porém, quando ela já passou por esse processo, mas quer emitir novas ações, ela fará isso por meio de um Follow-on.

Dentro do follow-on tem a oferta primária e secundária, que é o que acabamos de falar. 

Vou deixar dois artigos que falam sobre o assunto:

·   Como funciona um IPO?

·   Como funciona um follow-on de ações?

Como você viu, o prospecto abordará uma série de informações relevantes sobre o processo de oferta pública. Antes de decidir investir em uma oferta pública, atente-se aos detalhes.

E no documento é possível encontrar não somente dados sobre a oferta em si, mas também sobre a empresa.

Com uma boa base de informação, a sua decisão será melhor tomada.

E aí, Yubber, entendeu o que é um prospecto preliminar?


Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo