🚀 Participe do maior movimento de multiplicação de capital do mercado financeiro.

Quero conhecer!

Índice Mid-Large Cap: o que é e como funciona?

Também conhecido como índice MLCX, o Índice Mid-Large Cap é uma carteira teórica de ativos, responsável por indicar a classe dos mesmos durante determinado tempo e medir, a partir do critério de valor de mercado, o retorno de ações de determinadas empresas.

Esse índice tem como premissa apresentar as companhias de maior capitalização, de forma que há uma carteira teórica de ativos reunidos. O índice faz referência tanto às ações quanto às units.

Dessa forma, o índice indica o retorno total de ações e reflete tanto as variações nos preços desses ativos quanto a distribuição de proventos que as empresas emissoras dos mesmos fazem.

Como é formado o índice Mid-Large Cap?

O índice é formado por empresas de maior capitalização da bolsa, as quais devem estar entre as 85% de maior representatividade - levando em conta o valor total de mercado.

Além de seguir essa condição, há outras que devem ser cumpridas para que se possa fazer parte do índice Mid-Large Cap, são elas:

  • O ativo, considerando o período de vigência das três carteiras anteriores, deve estar entre os 99% mais negociados, em ordem decrescente de negociabilidade;
  • Ter presença de pelo menos 95%, em período de vigência das três carteiras anteriores, em pregão.

O que não é inserido no MLCX?

Há algumas condições que não são permitidas para empresas que queiram, de fato, fazer parte do índice.

As condições que excluem a possibilidade de integração ao índice, são:

Como o índice performou nos últimos anos

Desde que o índice se fortaleceu, em 2005, vem apresentando crescimento gradual. Em alguns momentos ele apresenta grande queda, mas como observado, se recupera em todos os cenários. 

A seguir será apresentado um gráfico, coletado no dia 12/12/2020, indicando o resultado do índice desde janeiro de 2006 até dezembro de 2020.

Qual a funcionalidade do índice?

O MLCX tem por função indicar o desempenho médio das cotações dos ativos de uma carteira composta pelas empresas de maior capitalização.

E Yubber, não há nenhum ETF (Exchange Traded Fund) no mercado que tenha o índice atrelado, portanto não é possível investir em Mid-Large Cap.

No caso, ele serve apenas como objeto de consulta para o investidor, visto que o índice é uma cesta de ativos.

Espero que tenha gostado do artigo, Yubber!


Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo