O que são e como investir em small caps?

Muitos investidores se interessaram por renda variável ao ouvir histórias de pessoas que compraram empresas “pequenas” e ganharam muito dinheiro com o crescimento e ganho de valor dessas ações. Quem nunca ouviu alguém perguntando “Qual vai ser a nova ‘Magalu’?” quando falamos sobre mercado financeiro. 

O termo small cap se refere a empresas que são consideradas “pequenas” na bolsa de valores e que geralmente são foco de estratégias voltadas ao crescimento e valorização de preço como forma de obtenção de lucro.

Nesse artigo você vai compreender tudo sobre Small Caps, olha só o que preparamos para você:

  • O que são small caps?
    • Por que investir em small caps?
  • Como investir em small caps?
    • Índice SMLL
  • Quais os principais riscos ao investir em small caps?
  • Como as small caps performaram na crise de 2020

O que são small caps?

As small caps são empresas que tem valor de mercado menor comparadas com outras empresas da bolsa de valores. 

Existem algumas classificações para as empresas no que se referem a capitalização, que é uma estimativa de valor baseada na precificação das ações. 

Ser uma small cap não significa portanto, ser uma empresa pequena, pois algumas dessas empresas são bastante conhecidas do público em geral e até mesmo líderes de mercado em seus nichos.

Uma small cap é caracterizada basicamente pelo “baixo” valor de mercado, possibilidade de crescimento ou menor liquidez de operações, esses fatores podem ocorrer ou não simultaneamente.

É importante entender que apesar do termo small - essas ações são de empresas que movimentam milhões de reais. A classificação geral define small caps como empresas que possuem entrem R$ 300 milhões a R$ 2 bilhões de valor de mercado.

Por que investir em small caps?

O investidor que quer investir em small caps geralmente procura empresas que possam apresentar crescimento do seu valor, isso ocorre pois muitas small caps são:

  • Empresas que estão em fase de amadurecimento;
  • Empresas de nichos pequenos mas que podem apresentar alta performance;
  • Empresas que não são tão acompanhadas pelos investidores em geral o que pode proporcionar oportunidade ímpar;
  • Empresas “baratas” que ainda detém discrepância entre seu preço justo e podem crescer ainda mais;

Essas características podem possibilitar ao investidor paciente grandes retornos no longo prazo caso a empresa se desenvolva no mercado.

Como investir em small caps?

Para investir em small caps podemos estudar individualmente as empresas de menor capitalização e escolher as que podem apresentar bons resultados. Ou também pode-se investir em fundos ou ETFs que tem como base esse tipo de ação.

Índice SMLL

Na bolsa brasileira temos o índice SMLL - que é um índice de small caps da B3. O índice representa uma carteira teórica composta pelas principais empresas de baixa capitalização da bolsa brasileira, ele serve como parâmetro para essa classificação.

Você pode investir em small caps por exemplo comprando um ETF que replica o fundo SMLL.

Quais os principais riscos de investir em small caps?

Os principais riscos de investir em small caps são:

  • Na sua instabilidade, como em grande parte são empresas em crescimento não significa que realmente apresentarão o retorno esperado;
  • Small caps podem sofrer mais em grandes crises pois possuem estrutura menor que empresas maiores;
  • Baixa liquidez nas negociações que pode dificultar entradas e saídas;
  • Menor atenção dos analistas, de forma que a precificação e acompanhamentos dessas ações é mais difícil.

Small caps na crise de 2020

O Yubb fez uma análise da performance das small caps durante a crise e trazemos aqui para você ter uma idéia de como essas empresas lidaram com esse período difícil no mundo e no mercado financeiro.

A análise da performance das empresas é interessante para destacar a volatilidade desse tipo de ação, enquanto nas 5 maiores altas temos 2 empresas que valorizaram mais de 50%, nas cinco maiores baixas todas as empresas desvalorizaram mais de 50%.

Os riscos atrelados aos potenciais de ganho devem fazer com que o investidor conheça bem a empresa em que está se tornando sócio.

Performance das maiores altas e menores baixas das empresas que fazem parte do índice SMLL entre 01/01/20 e 21/08/20.

Se interessou por small caps? Continue acompanhando nossos conteúdos e invista com segurança no mercado financeiro!

Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo