🚀 Participe do maior movimento de multiplicação de capital do mercado financeiro.

Quero conhecer!

O que é Penny Stock?

O significado da expressão é bem simples a propósito. Basicamente, Penny Stock é uma ação cujo valor é cotado em centavos; mas o que as fazem serem diferentes das outras ações? Acompanha com a gente para entender tudo sobre o termo e como essas ações influenciam nos investimentos.

A tradução da expressão é a seguinte: “Penny” significa moeda de um centavo, nos EUA e na Inglaterra, dessa forma, o significado do termo é “ação de um centavo”. Entretanto, quais são as vantagens de investir nessa modalidade?

Uma vantagem das Penny Stocks, talvez a mais observável, seja sua volatilidade, ou seja, suas oscilações. Quando compramos ações nessa modalidade, as oscilações, por mínimas que sejam, já expressam porcentagens significativas sobre o valor referente; e isso cresce cada vez mais quanto mais próximo o valor da ação estiver de zero. 

Outra vantagem é a possibilidade de compra de muitas ações com pouco dinheiro, ou uma quantidade absurdamente grande, com uma quantia razoável, dessa forma, caso os números demonstram-se favoráveis a você, meus parabéns, você estará ganhando dinheiro.

Imagina que você tenha inúmeras penny stocks, e em questão de minutos, estas valorizem 1% que seja. Dá até para se animar, não é mesmo?

Essa estratégia de investimento é usada por investidores que ganham por especulação, os quais visam um retorno a curto prazo, e, tem uma bagagem de experiência em análises mais técnicas.

Os riscos de se investir em penny stock

Nem tudo é um mar de rosas

Como já sabemos, quando investimos, estamos sujeitos a ganhos e perdas, então, da mesma forma que, porventura, podemos faturar com as penny stocks, também podemos perder, pois, assim como as ganhos são amplificados, as perdas assumem as mesmas proporções.

A análise para investimentos nessas ações devem ser minuciosas, pois, usualmente, uma penny stock tem por origem empresas em recuperação judicial, ou que estão sujeitas a grande risco de continuidade dos negócios, traduzindo um sinal de “empresa encrencada”.

Quando falamos em ações dessa magnitude, não é viável que pensemos em investimentos a longo prazo, pois, o crescimento é imprevisível e o risco de perda é bastante alto.

Outro problema com as penny stocks é a liquidez, o que significa não ter muita negociação para compra e venda, ou seja, há limitações caso o investidor queira entrar ou sair da posição.

A relação das empresas com as Penny stocks

Nenhuma empresa almeja por suas ações virarem penny stocks, ou seja, serem negociadas a um preço nominalmente tão baixo. Isso pode gerar até o risco do desligamento da empresa da bolsa, se a situação permanecer constante por um longo período.

Quando uma ação se torna penny stock geralmente acontecem duas coisas:

Fechamento de capital: A empresa compra suas próprias ações, e fecha o capital, saindo do mercado.

Grupamento (ou inplit): A empresa funde várias ações em uma só. Isso ocasiona a redução do número de ações, com isso, espera-se que as ações voltem a ser negociadas sem volatilidade exagerada e distorções causadas por preços tão baixos.

As penny stocks nos Estados Unidos 

O significado desse termo nos Estados Unidos mostrou-se instável referente ao significado inicial. Uma penny stock, inicialmente, era uma ação com valor de mercado inferior a um dólar, mas, a definição foi alterada pela SEC (Securities and Exchange Comission) e hoje ações com preço de mercado inferior a cinco dólares já são consideradas penny stocks.

Até que ponto é viável pensarmos em penny stocks? O palco de investimentos dessas ações geralmente é de investidores de especulações, os quais buscam investimentos a curto prazo, devido a volatilidade. 

Por outro lado, se estivermos falando de investidores de longo prazo, é de suma importância que se tenha uma análise detalhada das características de crescimento da empresa.

Sendo assim, Yubber, tenha isso em mente quando for considerar as “ações de um centavo”.


Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo