🚀 Participe do maior movimento de multiplicação de capital do mercado financeiro.

Quero conhecer!

Como funciona o rateio em um IPO?

Para uma empresa abrir o seu capital na bolsa de valores, ela precisa realizar a chamada Oferta Pública de Ações (IPO). No entanto, pode ser que a quantidade de ações ofertadas não seja suficiente para todos os investidores interessados. Nessa situação, será necessário fazer um rateio de IPO.

E como funciona o rateio de um IPO?

Primeiramente, vamos relembrar como funciona um IPO. Para que ocorra, a oferta inicial de ações deve atender às exigências da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Saiba mais sobre o processo de IPO neste artigo:

Quando um IPO é muito esperado pelo mercado, pode acontecer da demanda dos investidores superar a quantidade de ações que a companhia colocou à venda. Isso significa que não haverá papéis disponíveis para todos os que desejarem investir na empresa.

Existem três formas de se fazer o rateio de um IPO:

Rateio tradicional

O método tradicional também é chamado de proporcional, e é o mais simples de ser calculado. Isso porque ele leva em consideração a proporção entre a oferta e a demanda.

Veja como funciona:

Digamos que as ações que uma empresa lançará no IPO tenham totalizado R$ 200 milhões. No entanto, as reservas atingiram R$ 400 milhões, ou seja, superaram o valor ofertado, o que gerou a necessidade de rateio.

No método tradicional, deve-se fazer a divisão entre os dois valores para chegar à proporção. Assim, temos:

200 / 400 = 0,5 ou 50%.

Isso significa que cada investidor terá direito de adquirir somente 50% do que reservou inicialmente. Esse tipo de rateio acaba prejudicando o pequeno investidor, pois favorece quem faz as maiores reservas

Rateio linear

Já o rateio linear, também conhecido como igualitário e sucessivo, divide as ações de forma igualitária, sem considerar a quantia reservada. Nesse sistema, a ideia é que todos os interessados recebam cotas, independentemente do volume que reservaram. Por isso, ele beneficia o investidor iniciante, pois quanto menor o volume reservado, mais chances ele terá de comprar todas as cotas que deseja.

Rateio por ordem de chegada

Por fim, também é possível fazer o rateio por ordem de chegada. Nesse sistema, os investidores que fizerem as reservas antes são beneficiados, pois há garantia de que eles receberão a quantidade de cotas que reservaram.

Por outro lado, quem fez a reserva por último pode não ser contemplado com o volume desejado, ou mesmo ficar sem nenhuma cota.

O efeito do lock-up no rateio dos IPOs

Nos IPOs, quando uma reserva de ações é feita com lock-up, não há rateio.

Lock-up, significa literalmente “trancar”, e é um mecanismo utilizado nos IPOs para resguardar os novos investidores. Ele faz com que os títulos recém lançados não possam ser vendidos por um determinado período, para evitar a especulação de preços que distorce o valor das ações.

Neste artigo, entenda o que é lock-up e conheça a importância desse mecanismo:

Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo