BR20: o que é e como funciona o índice das ADRs brasileiras?

Os índices de ações são responsáveis pela leitura do andamento das mesmas (ações), são eles que indicam quando “sobe” ou “cai”.

Aposto que alguma vez você já ouviu falar que a bolsa de valores subiu ou desceu X%; é basicamente isso que indica o índice.

É muito comum pensar logo em Ibovespa quando falamos em índices, pois é o mais falado no mercado, mas há outros, não menos importantes, tendo cada um deles, uma característica individual.

Cada índice possui um compilado de ações (ou outros tipos de ativos que os configuram), as quais seguem critérios para serem inseridas, e características específicas.

A partir da composição do índice, há a possibilidade da análise dessas ações, a fim de obter respostas de projeções feitas sobre alguma ação lá presente e ter uma ideia de como o desenvolvimento do mercado está se saindo.

O que é o índice BR20?

O Índice Dow Jones Brazil 20 (BR20) é responsável por acompanhar as ações das empresas brasileiras negociadas nos Estados Unidos, as ADRs (American Depositary Receipt). 

Com o advento da globalização, fez-se necessário agir com inovação e expansão, fato que contribuiu para que as empresas brasileiras começassem a negociar suas ações no mercado americano - bolsas de valores americanas (NYSE) e (NASDAQ).

A partir disso, a fim de representar o Brasil no grupo dos índices Dow Jones Titans, criou-se o Dow Jones Brazil Titans BR20 ADR.

O mesmo reúne as ações negociadas na bolsa de valores americana a fim de indicar as projeções e andamento que as mesmas estão seguindo.

As ações presentes seguem uma ordem em quantidade referente a setores que as representam, sendo de forma decrescente: Materiais Básicos, Financeiro, Gás de petróleo, Utilidade pública, Telecomunicações, Bens de consumo, Serviços, Industriais, entre outros.

Como calcular o Índice Dow Jones Brazil Titans BR20 ADR?

Como todos os índices Dow Jones Titans são calculados levando em conta um padrão da S&P Dow Jones, esse não poderia ser diferente. É utilizada, para o cálculo, uma fórmula de Laspeyres.

A moeda levada em questão é o dólar, o dinheiro local de onde as ações são, de fato, negociadas.

O cálculo desse índice é feito a fim de obter valores levando em conta a rentabilidade decorrente da variação de preços e da distribuição de dividendos. 

Tal cálculo é realizado pela capitalização do índice, sendo assim, os ativos são ponderados, de forma que essa ponderação é feita pela capitalização do mercado, levando em conta o total de valor de mercado das ações.

Como funciona o índice Dow Jones Brazil BR20 ADR?

A atualização do índice acontece a cada três meses, a fim de revisar as ações e os fatores de limite que o compõem. O índice também passa por alterações periódicas. 

A seguir será apresentado um gráfico, coletado no dia 12/12/2020, a fim de ilustrar o comportamento desse índice desde 2004.

Observe que as oscilações são constantes, e que o índice vem apresentando quedas desde que atingiu seu valor máximo em maio de 2008. É possível observar também que o índice não apresenta bons números em 2020, mas isso devido ao cenário do coronavírus.

Atente-se aos índices, eles servem como objeto comparativo, além de serem um termômetro do mercado.

Espero que tenha gostado do artigo, Yubber!


Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo