🚀 Participe do maior movimento de multiplicação de capital do mercado financeiro.

Quero conhecer!

Lock-up: o que é e para que serve?

A oferta inicial de ações (IPO) é um momento muito esperado pelas empresas, pois ela significa a sua apresentação oficial para o mercado. Porém, existem regras para essas negociações, que visam proteger os novos investidores.

Uma dessas regras é o lock-up. Vejamos o que ela significa, e como funciona na prática.

O que é lock-up?

Traduzida literalmente do inglês, a expressão significa “travar” ou “trancar”.

O lock-up é um mecanismo que defende as ações de uma empresa de especulações que ocorrem nos primeiros dias de oferta pública. Trata-se de uma cláusula contratual que impede os investidores de venderem os títulos recém adquiridos por um determinado período.

Por que existe o lock-up?

Basicamente, esse mecanismo existe para proteger os novos investidores. Ou seja, para impedir que sócios e diretores tirem vantagens de informações privilegiadas durante os IPOs de suas empresas.

A princípio, o lock-up era restrito aos sócios e diretores das companhias. No entanto, recentemente a regra passou a valer também para os pequenos investidores em alguns casos.

Esse mecanismo procura evitar o fenômeno da flipagem, que é uma especulação muito comum na abertura de capital das empresas. Nesse sentido, o lock-up evita distorções no valor das ações, ao impedir que especuladores as vendam logo depois da oferta pública.

Não existe um período específico para o lock-up. Ele pode ser de alguns dias, meses ou, em alguns casos, até anos. Além disso, pode-se estipular prazos diferentes para sócios, diretores e pequenos investidores. Tudo dependerá das condições específicas de cada negociação.

O lock-up é obrigatório em todos os IPOs?

Como vimos, no início essas regras abrangiam apenas os donos e diretores das companhias. Entretanto, com a grande quantidade de IPOs que ocorreram esse ano, elas foram estendidas ao investidor menos em alguns casos. Isso porque muitas ofertas públicas tiveram grande procura, e o lock-up ajuda a combater a especulação nas negociações.

Esse mecanismo divide opiniões no mercado financeiro. A seguir, vejamos algumas de suas vantagens e desvantagens:

Quais as vantagens do lock-up?

Para os novos investidores, a principal vantagem do lock-up é a proteção contra informações privilegiadas dos atuais acionistas. Isso confere mais justiça e transparência às negociações.

Além disso, ao impedir a flipagem, o mecanismo reduz a volatilidade das ações e afasta especuladores. Assim, consegue estimular a cultura de longo prazo nos investimentos.

E quais as suas desvantagens?

Uma das desvantagens do lock-up é o fato do investidor ter que ficar com as ações, mesmo que deseje ou precise vende-las por algum motivo. Por isso, muitos veem a sua utilização como algo que limita a livre-iniciativa no mercado de capitais.

Outro fator a considerar é que não há nenhuma garantia de o lock-up afastará a volatilidade das ações. Ao contrário, em alguns casos ele pode até adiar a queda dos preços, caso os fundamentos das empresas não sejam consistentes.

Conclusão

Apesar de ajudar a reduzir especulações, o lock-up por si só não é garantia de que uma ação não sofrerá desvalorização. Por isso, o fundamental é entender os fundamentos das empresas e os movimentos do mercado para investir em ações com mais segurança.

Gostaria de saber mais sobre lock-up ou sobre outros temas do mercado acionário? deixe aqui os seus comentários!

Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo