🚀 Participe do maior movimento de multiplicação de capital do mercado financeiro.

Quero conhecer!

Como funciona o leilão de ações?

O leilão de ações é uma resposta automática da bolsa de valores (B3) à elevada volatilidade do mercado em um determinado momento.

Quando os sistemas de controle da bolsa percebem valorização ou desvalorização acentuada de uma ação, ela é retirada do pregão. A negociação do título continua, porém em um sistema fechado de compra e venda.

Desse modo, a transação só será fechada quando as ordens se equipararem, ou seja, quando ocorrerem uma ordem de compra e uma ordem de venda nos mesmos valores.

O objetivo do leilão de ações é evitar que as negociações continuem oscilando, para que o equilíbrio das negociações seja retomado.

Quando uma ação entra em leilão?

Existem algumas regras para que a bolsa anuncie um leilão de ações. As principais são:

  • variação entre 10 e 20% em relação ao preço de fechamento de mercado do dia anterior;
  • variação superior a 10% no preço da ação relação ao valor de fechamento de mercado do dia anterior;
  • variação superior a 10% no preço de uma ação, em relação ao valor na abertura do pregão.

A duração do leilão de ações é de cinco minutos, podendo ser prorrogado por igual tempo. Não há limite para a quantidade de leilões realizados durante o dia, eles ocorrerão sempre que ocorrerem as variações de preços acima.

Diferença entre leilão de ações e circuit breaker

Embora ambos sejam mecanismos de controle dos pregões, o leilão de ações e o circuit breaker ocorrem em contextos diversos. Nesse sentido, existem duas diferenças básicas entre eles.

A primeira diferença é que o leilão de ações dura, em média, 5 minutos, e sua atuação é sobre a volatilidade do mercado. Já o circuit breaker dura, no mínimo, 30 minutos, e ocorre quando há queda no Ibovespa a partir de 10% em relação ao fechamento do dia anterior.

Existem outros leilões na bolsa de valores?

Sim, existem. Diferentemente do leilão de ações, eles não acontecem para controlar as variações desordenadas dos preços dos ativos. Vejamos quais são eles:

Leilão de pré-abertura

O leilão de pré-abertura ocorre sempre 15 minutos antes do início do pregão, e ajuda a definir os valores iniciais dos ativos. Na pré-abertura do mercado pode ocorrer o registro das ofertas de compra e venda, no entanto a negociação só ocorrerá quando o mercado abrir.

Leilão de fechamento

Já esse leilão acontece somente cinco minutos antes do fechamento do pregão, e movimenta somente as ações que fazem parte de algum índice da B3.

Porém, em casos especiais, outras ações podem participar desse leilão. Para isso, precisa haver um aviso ao mercado com 30 minutos de antecedência.

Tanto no leilão de pré-abertura quanto no de fechamento, é possível fazer o registro das ofertas de compra e venda.

Contudo, em nenhum dos dois períodos o negócio poderá ser fechado. A função desses leilões é ordenar a formação de preços, a fim de evitar grandes oscilações nos valores dos ativos.

Deu para entender como funciona o leilão de ações? O que mais você gostaria de saber sobre o mercado acionário? Deixe aqui os seus comentários!

Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo