Os fundos de investimento não são nem renda fixa e nem variável. Por esse motivo, as características comuns (liquidez, pré ou pós-fixado, FGC…) não são aplicadas aos fundos.
Eles não são um produto de investimento: são um serviço. O fundo em si não traz nenhum rendimento para o investidor: o que traz rendimento são os investimentos (chamados de “ativos”) em que o fundo coloca o seu dinheiro (sendo renda fixa ou variável).
Ou seja, ao invés de abrir conta em uma corretora ou banco e aplicar em produtos diferentes, basta “entrar” em um fundo e o gestor do fundo cuidará de suas aplicações.
Quando o investidor coloca o dinheiro em um fundo de investimento, é chamado de cotista. Assim, ele torna-se coproprietário do fundo, precisa pagar as taxas de administração e o gestor do fundo tem o trabalho de pegar o dinheiro dos cotistas/investidores e investir nas melhores aplicações do mercado de modo que a rentabilidade seja a melhor para todos.
Para você entender mais facilmente, vamos comparar com um condomínio. O condômino (cotista) é dono de um apartamento (cota). Ele paga ao síndico e à administradora do condomínio (gestor e administrador do fundo) para que eles organizem e administrem todas as tarefas do local.
Ao comprar o apartamento (cota), o condômino (cotista) aceitou as regras de funcionamento do condomínio (fundo) e precisa pagar uma quantia X todos os meses para manter o prédio bem cuidado (taxa de administração do fundo). E é função do síndico (gestor do fundo) fazer melhorias e cuidar do condomínio (fundo) para valorizar os apartamentos (cotas) de todos os condôminos (cotistas).
Como o fundo de investimento não é renda fixa, não está garantido pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC). Não existe nenhuma “garantia” em relação ao seu dinheiro - por isso é considerado um pouco mais arriscado que renda fixa.
O gestor do fundo não pode sair investindo o seu dinheiro em qualquer aplicação, ok? Para isso, você precisa escolher em qual tipo de fundo deseja investir. Existem muitas opções no mercado! Os fundos multimercados, por exemplo, podem colocar o seu dinheiro em diversos ativos, enquanto que os fundos de ações só aplicam em ações da bolsa.
A principal vantagem é que você não precisa ter dor de cabeça com os seus investimentos, porque um profissional especializado vai olhar as opções para você. Por esse motivo, os fundos costumam ter uma boa rentabilidade. Outro ponto positivo é que é uma forma de você diversificar a sua carteira (entrando em um fundo multimercado, por exemplo).
Também vale ficar de olho nos fundos de investimento quando a SELIC estiver caindo. Os gestores do fundo podem conseguir um rendimento maior para o seu dinheiro.
Somos gratuitos e não cobramos nenhuma taxa de comissão
Economize tempo acessando os melhores investimentos num só lugar
Seu dinheiro vai direto para uma empresa de investimento sem passar por nós
Buscamos de forma transparente os melhores investimentos. Pode confiar!