Vale a pena investir em bitcoin?

Nos últimos anos, as criptomoedas alcançaram grande popularidade. Entre os entusiastas do assunto, estão investidores e, também, quem se interessa por tecnologia. E, sem dúvida, a mais antiga delas ainda é a mais popular: a bitcoin.

Agora, traremos para você algumas vantagens e desvantagens desse investimento. Confira!

Vantagens de investir em bitcoin

Entre as vantagens da criptomoeda, podemos citar as seguintes:

Descentralização

Essa é uma das principais vantagens da bitcoin. Para comprar ou vender a criptomoeda, não é necessária nenhuma instituição financeira. As transações são realizadas diretamente pelas partes.

Autonomia total do usuário

Quem opera com bitcoins tem total liberdade para realizar as transações no tempo e da forma que quiser. Além disso, consegue monitorar todas as operações que foram feitas.

Custos mais baixos

Por não possuírem a intermediação de instituições financeiras, as taxas das transações com bitcoins são bem mais baixas. Isso acaba sendo um ponto positivo para a rentabilidade dos investimentos.

Moeda universal

Diferentemente das moedas tradicionais, a bitcoin não é restrita a um lastro ou local específico. Por isso, pode ser negociada em qualquer lugar do mundo.

Proteção contra a inflação

Uma vez que não possuem ligações com países ou órgãos regulamentares, as bitcoins não desvalorizam com a inflação. Ao contrário, muitos investidores multiplicaram o seu patrimônio com as bitcoins nos últimos anos.

Desvantagens de investir em bitcoin

Por outro lado, o investimento também oferece alguns riscos e desvantagens. Vejamos os principais:

A moeda ainda não é aceita universalmente

Apesar de movimentarem volumes expressivos, as bitcoins ainda não são aceitas em todas as transações comerciais. Inclusive alguns países ainda não permitem a sua circulação.

Tempo de confirmação das transações

Diferentemente dos meios de pagamentos tradicionais, as bitcoins possuem um tempo de confirmação de transação que pode chegar a alguns minutos. Isso dificulta e, também, inviabiliza algumas operações.

Alta volatilidade

A cotação das bitcoins varia de forma muito veloz. Isso gera volatilidade e acaba trazendo risco na sua utilização para reserva de valor, mesmo que seja por um curto prazo.

Possibilidade de ataque de hackers

Os ataques de hackers são ainda mais danosos quando se trata de bitcoins. Isso porque, caso a sua conta bancária ou cartão de crédito sofram fraudes, o banco ou a operadora do cartão irão lhe ressarcir o prejuízo. No entanto, se um hacker roubar suas bitcoins, você não terá a quem recorrer.

Falta de regulamentação no Brasil

Apesar do mercado de criptomoedas não ser ilegal no Brasil, ele ainda não possui uma regulamentação específica. Segundo o Banco Central, também não há prazo definido para que isso ocorra por aqui.

Bitcoin é um investimento de alto risco

Por fim, vale lembrar que investir em bitcoin envolve um alto risco. Nesse sentido, a volatilidade desse ativo, assim como proporciona grandes ganhos, também já provocou muitos prejuízos.

Por isso, mesmo que o seu perfil seja arrojado, não se recomenda concentrar a maior parte dos ativos nesse investimento.

Gostaria de saber mais sobre bitcoins ou outras criptomoedas? Deixe aqui os seus comentários!

Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo