TSE: tudo sobre a bolsa de valores de Tokyo

A ásia é um expressivo mercado produtor e consumidor mundial, região de grandes economias e muito desenvolvimento tecnológico que não para de crescer.

O Japão é um dos símbolos desse desenvolvimento econômico e sua bolsa de valores é prova disso sendo uma das maiores do mundo.

Apesar de aqui no Brasil não termos o costume de olhar muito para esses mercados “do outro lado do mundo” é interessante que o investidor conheça essa grande potência que pode representar inclusive boas oportunidades para quem quer investir no mercado asiático.

Neste artigo vamos conhecer a TSE, a bolsa de valores de Tokyo.

História da bolsa de valores TSE

A bolsa de valores de Tokyo foi fundada inicialmente em 1878 funcionando até 1943 quando foi combinada com mais 10 bolsas de valores para formar uma bolsa única japonesa. Durante a segunda guerra mundial a bolsa foi fechada e reorganizada abrindo novamente em 1949 já com esse nome atual.

Entre 1983 e 1990 a TSE cresceu de forma bastante expressiva chegando até a ser a maior do mundo em capitalização contribuindo com mais de 60% do mercado de ações. Porém com o tempo ocorreram correções que alteraram sua performance mas a TSE ainda se mantém com uma das mais expressivas bolsas de valores, sendo a terceira maior do mundo.

Funcionamento da Bolsa de Tokyo

A TSE possui hoje cerca de 3 mil empresas listadas tendo sua capitalização de mercado passado dos US$ 5 trilhões de dólares em 2019.

O principal índice da bolsa de Tokyo é o Nikkei 225. Dentre as principais empresas listadas na TSE se encontram as três gigantes do ramo automobilístico: Mitsubishi, Honda e Toyota.

São mais de 100 corretoras de valores operando ordens na bolsa contando com algumas internacionais.

As ações são divididas em três grupos na TSE:

  • Primeira Seção

A primeira seção compreende grandes companhias como as blue chips e algumas large caps.

  • Segunda Seção

A segunda seção já compreende empresas de médio porte entre large e mid caps

  • Seção Mothers

Esta seção é para empresas de alto crescimento e emergentes, incluindo ações small caps.

O horário de negociação ocorre com intervalo sendo: das 8:00 às 11:30 e das 12:30 às 17:00 em dias úteis, exceto feriados.

A TSE é administrada pela maior operadora de mercados da Ásia, o Japan Exchange Group que controla ainda a bolsa de valores de Osaka.

Importância da TSE para economia mundial

A Bolsa de Valores de Tokyo é muito importante para economia mundial pois além de ser a terceira maior do mundo representa o acesso às grandes empresas japonesas que são referência em tecnologia e gestão.

Tanto é que a maior parte das negociações realizadas na TSE são realizadas por estrangeiros, sendo o sistema de negociação totalmente eletrônico, o que porém não impediu que já apresentasse falhas mais de uma vez.


E você, já conhecia a bolsa de Tokyo? Imaginava que a economia japonesa era grande assim? 

Não deixe de conhecer mais sobre as principais bolsas do mundo e outros assuntos importantes de investimentos, o Yubb te ajuda a investir melhor.


Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo