Ações mid caps: quais são as empresas com média capitalização?

No mundo dos investimentos as empresas podem ser classificadas quanto ao valor de mercado, ou seja, seu “tamanho”. Muito se houve falar nas blue chips ou ainda nas small caps, todavia existem empresas que estão entre essas duas classificações e também merecem sua atenção.

Grande parte das empresas negociadas na bolsa se encontram na classificação das mid caps, empresas que possuem capitalização nem tão grande quanto as blue chips e mas também já não são small caps. Isso faz com que apresentem características desses outros dois grupos o que pode ser bastante interessante na hora de diversificar seus investimentos.

Conheça mais neste artigo sobre as mid caps:

  • O que são mid caps?
  • Por que investir em mid caps?
  • Mid caps 2020, exemplos para você conhecer

O que são mid caps?

O termo mid caps vem do inglês “middle caps”, que se refere a empresas que possuem um nível de capitalização médio, ou seja, seu valor de mercado está na faixa intermediária dentro das empresas da bolsa de valores.

A classificação quanto a valor de mercado pode variar de acordo com a economia e tamanho do país não existindo uma regra geral, mas um consenso. Desse modo, são consideradas mid caps as empresas que tenham entre R$ 2 e R$ 10 bilhões em valor de mercado.

Uma característica de mid caps é que nem sempre elas se encontram no IBOV (índice Ibovespa) sendo assim elas podem apresentar performance diferente do índice de mercado, enquanto algumas mid caps sobem o Ibovespa pode estar caindo por exemplo.

Por que investir em mid caps?

As empresas mid caps apesar de já possuírem tamanho expressivo ainda não são consideradas gigantes do mercado, sendo assim ainda possuem possibilidade de crescimento grande e sendo assim valorização do capital dos investidores.

Também, por não se tratarem mais de small caps, características de gestão e de caixa dessas empresas podem ser atrativas por já apresentarem certo nível de segurança para os investidores.

Grande parte das empresas listadas na bolsa de valores se encontra nessa categoria, o que permite ainda uma diversificação da carteira de ações nessa faixa de valuation.

Mid caps 2020, exemplos para você conhecer

Apesar do termo ser “mid”, essas empresas movimentam milhões de reais e algumas são bastante conhecidas da pessoa física que consomem seus produtos no seu cotidiano e não tem noção do valor dessas companhias.

Separamos alguns exemplos de mid caps para que você conheça essas ações, lembrando que o valor de mercado de uma empresa tende a variar com o tempo e elas podem entrar e sair dessa classificação.

1. EMBRAER - EMBR

A EMBRAER é um orgulho nacional, uma das maiores fabricantes de aeronaves no mundo a empresa brasileira é referência em inovação e tecnologia.

2. CENTAURO - CNTO

A Centauro é uma empresa de varejo esportivo atuante nos meios físico e digital, está em busca de uma consolidação da marca após reformulações na sua estratégia.

3. EDP - ENERGIAS DO BRASIL S.A. - ENBR

Uma das mais faladas do setor elétrico a Energias do Brasil é bastante conhecida entre os que buscam geração de renda passiva.

*As empresas listadas não são recomendações de investimento.

Esses são alguns exemplos de mid caps para você conhecer, agora que você já sabe o que são e como caracterizar essas empresas veja se elas cabem na sua estratégia de investimentos.

Para mais conteúdos siga o Yubb nas redes sociais!

Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo