Ripple: o que é e vale a pena investir?

Existe no mercado uma série de criptomoedas, e entendê-las pode ser algo promissor. A mais conhecida, sem dúvida, é o Bitcoin, mas existem muitas outras em ascensão, cada qual com sua história e, muitas vezes, características próprias.

O que é Ripple?

Ripple, na verdade, é um protocolo de pagamento. A moeda mesmo se chama XRP. Tanto a moeda quanto o protocolo foram criados pela empresa Ripple Labs. Portanto, se quiser investir, terá de procurar por XRP, que é efetivamente a moeda.

O Ripple, ou seja, o protocolo, tem como premissa básica promover mais segurança, rapidez e baixo custo da transação entre pessoas e instituições financeiras, permitindo, então, que banco e outras empresas de serviços financeiros façam a incorporação do protocolo Ripple em seus sistemas, permitindo que seus clientes usem os serviços.

Agora, se tratando da moeda propriamente dita, ou seja, a XRP, ela utiliza a tecnologia blockchain, aprimorando, portanto, a velocidade de transação, além de diminuir os custos das instituições.

E olha que interessante, o XRP tem capacidade de fazer pagamentos em quatro segundos e de processar 1.500 transações por segundo (TPS).

Bom, você entendeu, então, que Ripple Labs é empresa, Ripple é o protocolo de pagamento e XRP é a criptomoeda emitida pela Ripple Labs, correto? Então vamos continuar!

Diferente do Bitcoin, a XRP não é descentralizada. A mineração não acontece como o Bitcoin, e a moeda é emitida pela própria Ripple. Mas o gestor de produto da empresa, Warren Anderson, disse que há uma ambição presente da XRP se tornar mais descentralizada do que o Bitcoin e o Ethereum.

O objetivo do Ripple é diferente do Bitcoin. Como eu disse no início, cada uma possui sua história e características diferentes. Mas, apesar de trabalhar com um objetivo diferente, ela não deixa de ser interessante, o que pode significar grande potencial.

Muitos bancos e outras instituições financeiras, por acharem a ideia inovadora, fecharam parceria com a Ripple, como por exemplo: Santander, CBW Bank, SBI Group, etc.

No dia em que escrevo esse artigo (30/11/2020), o XRP está em terceiro lugar no que diz respeito ao valor de mercado.

Valor de mercado, ou Market Cap é, basicamente, a multiplicação entre o preço da moeda e a quantidade em circulação.

Dê uma olhada na imagem abaixo, extraída também no dia 30/11/2020.

Vale a pena investir?

Primeiro: você já conhece o seu perfil de investidor? Yubber, antes de mais nada, identifique o seu apetite para risco. Investir recursos de maneira errada pode te deixar frustrado.

Se você já conhece o seu perfil e sabe como tomar decisões de investimentos, será muito mais fácil decidir por investir ou não em XRP. Veja abaixo algumas de suas vantagens:

  • Processamento e validação de pagamentos em menos de cinco segundos;
  • Taxa de transação muito baixa, sendo um centésimo de centavo;
  • A mineração, por funcionar diferente, por exemplo, do Bitcoin, economiza tempo e dinheiro, além de não haver consumo excessivo de energia;
  • Bancos e instituições financeiras são os principais clientes da Ripple, e a empresa já tem parceria com grandes players do mercado;
  • Market Cap elevado;
  • Alto volume de negociação.

Portanto, antes de investir, avalie as vantagens e observe se elas fazem sentido para você. Espero que tenha gostado do artigo, Yubber!


Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo