Rendimento da poupança vale a pena?

Que a poupança é o “investimento” mais popular do Brasil não há nenhuma dúvida. Que a grande parte dos brasileiros que têm algum dinheiro poupado aplica na poupança, também não é novidade, mas, será se esse dinheiro está mesmo rendendo alguma coisa?

A economia do país passa por um momento bastante difícil e isso faz com que a taxa de juros esteja em um dos patamares mais baixos da história, mesmo assim o dinheiro do brasileiro segue firme e forte paradinho na poupança, será que essa rentabilidade baixa ainda está compensando devido a liquidez e segurança? 

Vamos responder essas perguntas com o artigo a seguir que vai esclarecer tudo sobre o rendimento da poupança, confira.

Afinal, qual o rendimento da poupança?

Antes de mais nada é muito importante explicar aqui qual é a situação atual da poupança. Durante muito tempo o brasileiro estava acostumado com uma taxa de juros bastante alta que fazia com que o dinheiro aplicado em renda fixa tivesse uma rentabilidade satisfatória.

Mas isso mudou. E isso impacta a poupança.

O rendimento da poupança depende da taxa selic que é a taxa básica de juros da economia. Vamos ver:

  • Quando a taxa Selic é igual ou menor que 8,5%, ao ano, a poupança paga 70% da Selic + a Taxa Referencial (TR) 
  • Agora se a taxa Selic é maior que 8,5%, a poupança paga 0,5% ao mês + a Taxa Referencial (TR).

O problema é que a taxa referencial está zerada desde 2017, e a taxa selic está em 2% (janeiro/2021). Dessa forma percebe-se que o rendimento da poupança neste patamar é de cerca de 1,4% ao ano.

É baixo né?Mas pode ficar pior, vamos ver…

Poupança e o poder de compra

Se você acha que render pouco é ruim, imagina perder dinheiro… Bem, é praticamente isso que acontece quando o rendimento de uma aplicação, no caso a poupança, é menor que a inflação, como ocorreu no ano de 2020.

Em 2020 o rendimento da poupança esteve por volta dos 1,4% também, já a inflaçãosegundo dados do IBGE ficou acima de 4,2%. Não é preciso entrar em detalhes para saber que você perdeu o poder de compra e deixou o seu dinheiro "rendendo” na poupança.

Se a poupança não vale a pena, o que fazer?

Com um rendimento tão baixo na poupança você ainda pode deixar o dinheiro aplicado lá por um único motivo, praticidade para sua reserva de emergência, todavia, com a facilidade que é investir hoje em produtos financeiros vale a pena pesquisar para aportar em algo que lhe renda um pouco mais pelo menos.

Existem diversas opções de renda fixa com a mesma segurança da poupança como CDBsou títulos do públicos do tesouro direto.

Está na hora de você buscar compreender mais sobre investimentos para que seu dinheiro suado não fique perdendo valor no tempo, mas ao contrário trabalhe para você.

Estude as opções de investimentos existentes e encontre a que faz mais sentido para sua situação atual e seu apetite para risco. Nenhum dinheiro é pouco demais para iniciar.

Conte com o buscador gratuito do Yubb para encontrar boas opções de investimento e utilize nossos conteúdos para aprender mais, a maior parte é gratuita ou está disponível nas redes sociais, não deixe de conferir!


Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo