🚀 Participe do maior movimento de multiplicação de capital do mercado financeiro.

Quero conhecer!

Fundo de desenvolvimento: como funciona esse FII?

Um fundo de desenvolvimento é um dos vários segmentos dos fundos imobiliários. Ele tem como objetivo investir em projetos imobiliários que, futuramente, vão gerar renda, seja por meio de venda ou aluguel daquele imóvel.

Em suma, um fundo de desenvolvimento vai construir imóveis para futuramente lucrar com isso, sejam vendendo ou alugando.

O nome é bastante intuitivo, concorda? A palavra desenvolvimento sugere que algo será desenvolvido e, para ser mais preciso, nesse caso, construído.

Por terem essas características citadas, os fundos de desenvolvimento são parecidos com imobiliárias e empresas de construção civil.

Riscos de um fundo de desenvolvimento

É bem mais seguro o fundo comprar um imóvel e buscar apenas por locatários, do que construir um imóvel e depois buscar por locatários, não acha? Por isso os fundos de desenvolvimento são mais direcionados para perfis arrojados.

Durante o processo de construção podem acontecer uma série de situações indesejadas, como:

  • Estouro do orçamento;
  • Atraso na entrega;
  • Problemas com licenças ambientais;
  • Lançamento do imóvel em cenários econômicos ruins.

Outro ponto importante de mencionar é que alguns fundos costumam oferecer RMG (Renda Mínima Garantida), a fim de que os investidores sejam remunerados enquanto os empreendimentos não conseguem gerar renda por si só (pois ainda estão em construção).

Renda mínima garantida é, basicamente, uma renda mensal que o cotista vai receber por um determinado período, pois, como falado, ainda não há geração de renda. Para isso, o fundo vai, no início, fazer uma maior captação de dinheiro para, então, distribuir o rendimento fixo.

Se você quer saber mais sobre renda mínima garantida, nós temos um artigo para você. É só clicar aqui!

Tipos de fundo de desenvolvimento

Os fundos de desenvolvimento podem ter estratégias diferentes, podendo atuar de formas distintas, sendo elas:

  • Desenvolvimento para renda;
  • Desenvolvimento para venda.

É claro que o nome é bastante intuitivo, mas vamos abordar rapidamente os conceitos.

Fundo de desenvolvimento para renda

Aqui, o fundo vai construir o imóvel, mas seu objetivo será explorar a renda futuramente. Isso quer dizer que, quando o imóvel ficar pronto, ele não será vendido, e sim alugado.

Os aluguéis, por sua vez, serão distribuídos aos cotistas. A característica dele é bastante parecida com os fundos imobiliários de segmentos mais conhecidos, como os de shoppings, lajes corporativas, etc.

A Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) o classifica conforme abaixo:

“Fundos que investem acima de dois terços do seu patrimônio líquido em desenvolvimento/incorporação de empreendimentos imobiliários em fase de projeto ou construção, para fins de geração de renda com locação ou arrendamento”

Fundo de desenvolvimento para venda

Nesse caso, quando o imóvel ficar pronto, o fundo terá como estratégia a venda, e não exploração de renda. Quando a venda for executada, o valor será distribuído aos cotistas. Isso é mais comum em imóveis residenciais.

A Anbima também tem uma classificação, conforme a seguir:

Fundos que investem acima de dois terços do seu patrimônio líquido em desenvolvimento de empreendimentos imobiliários em fase de projeto ou construção, para fins de alienação futura a terceiros”.

Vale a pena investir?

Depende do seu perfil de investidor, Yubber. Como abordado, esse segmento de fundo é mais arriscado, devido aos fatores indesejáveis que podem acontecer durante e depois do processo de construção.

Se você busca por rendimento mensal, talvez não seja uma alternativa tão interessante.

Ah, mas você disse lá em cima que é distribuída uma renda mensal aos cotistas enquanto o empreendimento não consegue gerar renda”

Então, Yubber, mas eu também disse que quando há a RMG, a captação de recursos do fundo é maior, ou seja, isso vai ser precificado nas cotas e, portanto, sair do bolso do investidor.

Mas, se você fizer uma boa escolha, pode ser que o seu retorno futuramente também seja interessante.

Se você quiser acessar os fundos de desenvolvimento disponíveis no mercado, espero que já saiba onde encontrar. Em nossa plataforma, lógico. Já vou até te ajudar: clique aqui e vá direto para a página de fundos desse segmento.

Espero que tenha gostado do artigo, Yubber!


Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo