🚀 Participe do maior movimento de multiplicação de capital do mercado financeiro.

Quero conhecer!

Fundo de Investimento em Participações: o que é FIP?

Assim como os outros fundos de investimento, o fundo de investimento em participações (FIP) funciona sob a forma de cotas, distribuídas entre diversos investidores. No entanto, os ativos-objeto dos FIPs são companhias fechadas ou sociedades limitadas. Além disso, esses fundos não buscam somente o aporte financeiro; a ideia é também participar da gestão da empresa investida.

Vejamos agora mais algumas características desse investimento. Acompanhe!

Características do FIP

O FIP é um investimento de renda variável e, como vimos, tem como característica principal a participação ativa na gestão da empresa ou em algum empreendimento específico. Nesse sentido, ele exerce influência no dia a dia da organização e, muitas vezes, isso acaba sendo uma preparação para um IPO.

Basicamente, o FIP funciona como um private equity, pois investe em empresas que já operam e desejam crescer ou investir em algum novo projeto.

Outra peculiaridade do FIP é que ele é negociado na bolsa de valores (B3), diferentemente da maioria dos fundos de investimento.

Perfil do investidor em FIP

O FIP é destinado apenas a investidores qualificados, por isso o seu acesso acaba sendo mais restrito se comparado a outros fundos de investimento. Além disso, por investirem em projetos de empresas, eles costumam ter um retorno mais longo do que outras modalidades.

Normalmente o período do FIP varia entre 3 e 8 anos, podendo, em muitos casos, ultrapassar esse prazo. Isso dependerá da extensão e da complexidade do projeto da empresa investida.

Vantagens do FIP

As principais vantagens de investir nesse ativo são as seguintes:

Potencial de retorno

Normalmente, o FIP investe em projetos de longa maturação nas empresas. Por isso o seu risco é bastante alto.

No entanto, isso traz grandes oportunidades de ganhos, uma vez que os investimentos visam agregar valor à organização.

Governança corporativa

Como vimos, quem investe em FIP não busca somente o retorno financeiro. Logo, a oportunidade de participar da gestão e do futuro da investida é outro grande atrativo para quem deseja investir nesse fundo.

Tributação

Existem FIPs que investem em projetos de infraestrutura. Esses fundos possuem isenção de imposto de renda, tanto para os dividendos quanto para o ganho de capital.

Desvantagens do FIP

Além do risco e do fato de ser restrito a investidores qualificados, o FIP apresenta outras desvantagens:

Baixa liquidez

Por serem ativos que dependem da conclusão de grandes projetos, os FIPs costumam ter baixa liquidez. Porém, à medida que o mercado brasileiro amadurece, essa modalidade tende a ficar mais conhecida, e isso contribui para o interesse de novos investidores. Com isso, a liquidez desses fundos tende a melhorar.

Pagam menos dividendos do que outros fundos

De forma geral, o FIP não possui uma política de pagamento de dividendos tão frequente quanto a de outros fundos. Isso porque, no Brasil, ainda não há uma padronização desses fundos. 

Conclusão

Apesar de ser um investimento mais restrito, o FIP é uma importante fonte de financiamento para as empresas. Além do aporte financeiro, a empresa tem a vantagem de contar com a expertise de gestão do investidor, o que contribui para o seu desenvolvimento e consolidação no mercado.

Se você tiver alguma dúvida, ou quiser saber mais sobre FIPs ou sobre outros investimentos, deixe aqui os seus comentários!


Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo