🚀 Participe do maior movimento de multiplicação de capital do mercado financeiro.

Quero conhecer!

Venture capital: o que é e como funciona?

O mercado de startups tem atraído cada vez mais interessados em assumirem mais riscos em troca de maiores ganhos. Nesse sentido, o venture capital é uma boa alternativa tanto para investidores rentabilizarem o patrimônio quanto para empresas financiarem seus projetos.

A seguir, saiba como funciona e qual a importância dessa modalidade para o mercado financeiro e para a economia como um todo.

O que é Venture Capital?

Também chamado de capital de risco, o venture capital é uma modalidade de investimento em empresas (em geral pequenas e médias) que possuem alto potencial de crescimento. Por isso, o termo normalmente é associado a startups.

Normalmente, há duas modalidades de venture capital. Uma delas é a General Partner (ou parceiro geral), na qual o participante pode escolher o projeto que deseja investir.

A outra é a Limited Partner (ou parceiro limitado), na qual uns participantes injetam recursos e outros somente gerenciam. Nesse caso, quando existe lucro, ele é distribuído entre as partes que investiram capital.

Como funciona o Venture Capital?

Primeiramente, são formalizados as responsabilidades e os respectivos valores de contribuição de cada participante. Junto disso, são estabelecidos o setor de atuação e a estratégia do investimento.

Logo após, é feita uma análise para definir em que estágio a empresa está. Nesse sentido, as possibilidades são:

Capital semente

Também chamada seed money, é a fase em que o projeto ainda está em concepção. Como esse investimento é um dos primeiros da vida da empresa, é comum que ocorram vários aportes.

Incubadoras

Nessa fase, a empresa já existe, mas suas operações ainda não estão firmes no mercado. Dessa forma, as incubadoras oferecem um ambiente planejado para que os projetos sejam desenvolvidos e aperfeiçoados.

Aceleradoras

Assim como as incubadoras, as aceleradoras também trabalham com startups em desenvolvimento. A diferença é que, no caso das aceleradoras, essas empresas já estão mais avançadas em seus processos. Como o nome diz, elas só precisam dar mais velocidade ao desempenho.

Qual a diferença entre Private Equity e Venture Capital?

Ambas as modalidades servem para captação de recursos para financiar projetos de empresas. A diferença está no estágio de desenvolvimento dessas organizações. Enquanto o venture capital financia projetos iniciais, o private equity se destina a empresas mais maduras, que estão expandindo ou reestruturando seu negócio.

Outro fator é que os fundos private equity não tem um nicho determinado de atuação. Por sua vez, o venture capital é focado em setores de inovação (como tecnologia) e/ou de alto potencial de rentabilidade (como financeiro).

Fundos Venture Capital

Assim como os private equity, os fundos venture capital normalmente têm a forma de condomínios fechados. Isso significa que os investidores compram as cotas e não podem vendê-las até o prazo final do fundo.

Em relação ao envolvimento desses fundos na gestão do negócio, isso pode variar conforme o perfil e a necessidade da empresa investida.

Gostaria de saber mais sobre venture capital ou outras formas de investimento em empresas? Deixe aqui os seus comentários!

Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo